Cerca de 130 agentes de endemias percorreram 3.770 domicílios em Patos de Minas.

O resultado do 1º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti – LIRAa- divulgado nessa segunda-feira (22) trouxe uma preocupação para as autoridades de saúde. O número de amostras contaminadas com larvas e pupas do transmissor saltou de 2% em outubro de 2017 para 2,8% este mês, o que mostra um crescimento surpreendente em apenas três meses.

O levantamento foi realizado nos dias 16, 17 e 18 de Janeiro. Cerca de 130 agentes de endemias percorreram 3.770 domicílios em Patos de Minas. Eles encontraram larvas do Aedes Aegypti em quase todos os bairros, mas o maior número de focos do transmissor foi encontrado nos bairros Brasil, Brasília, Nossa Senhora Aparecida, Vila Rosa, Jardim Paulistano, São José Operário, Cônego Getúlio, Santa Luzia, Cristo Redentor, Santa Terezinha, Planalto, Ipanema, Gramado e Céu Azul.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Sueli Maria de Souza Santos, o maior número de criadouros está no interior das residências. Segundo ela, baldes, toneis e tambores usados pelas famílias para armazenar água das chuvas estão servindo para proliferação do mosquito. Ela destacou que esses recipientes devem ser cobertos. Acúmulo de lixo doméstico como latas e garrafas e os vasos de planta também apresentaram índice elevado.

O Índice de 2,8% de infestação apresentado no LIRAa significa risco médio. A partir desta informação, o Programa Municipal de Combate a Dengue irá traçar estratégias de combate ao mosquito, com mutirões e campanhas educativas. Os bairros com maior incidência de focos serão os primeiros a serem atendidos.

O mosquito Aedes Aegypti é transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Este ano, quatro casos de Dengue já foram notificados em Patos de Minas. Em 2017, embora o número de casos tenha reduzido muito em relação a 2016 (2.156 casos), foram notificados mais de 800 casos de Dengue, com 522 casos confirmados. Uma pessoa morreu vítima doença na cidade.