A Catedral de Santo Antônio, principal símbolo da religiosidade dos patenses, amanheceu de portas abertas.

A partir desta segunda-feira (10), a igrejas instaladas em Patos de Minas poderão voltar a funcionar. Um acordo entre a Prefeitura, o Comitê de enfrentamento à Covid-19 e líderes religiosos no município possibilitou a reabertura dos templos religiosos, que terão que seguir um rigoroso protocolo de prevenção à Covid-19.

A Catedral de Santo Antônio, principal símbolo da religiosidade dos patenses, amanheceu de portas abertas. Muita gente aproveitou a manhã para fazer suas orações. A primeira missa será celebrada a partir das 19h desta segunda-feira. Mas nem todos os fieis poderão participar. As igrejas poderão ter apenas 30% da capacidade, o que no caso da Catedral corresponde a apenas 100 pessoas.

Para participar da missa, as pessoas deverão se dirigir até o escritório paroquial e retirar uma senha. A partir de manhã, as missas serão celebradas em horário de rotina na Catedral às 6h30 e às 19h de terça-feira a sexta-feira, aos sábados às 19h30 e aos domingos às 7h, às 10h e às 18h. A recomendação é para que as pessoas do grupo de risco, como idosos a partir de 60 anos e pessoas com doenças crônicas não participem das celebrações.

É importante que os fieis de cada igreja e religião se informem sobre as regras para a participarem de missas e cultos. Isso porque as igrejas terão que seguir a um rigoroso protocolo que incluiu mais de 40 regras. As igrejas terão, por exemplo, que limitar a entrada de pessoas a no máximo 30% da capacidade.

Além disso, as igrejas terão que disponibilizar álcool em gel nas entradas ou água e sabão para higienização das mãos e manter um processo de desinfecção dos templos a cada celebração. O distanciamento entre os fieis também será obrigatório e somente poderão participar das celebrações as pessoas que estiverem utilizando máscaras.