Serão mais 250 testes aplicados de domingo (21) a terça-feira (23).

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, através da Vigilância em Saúde, informou nesta sexta-feira (19) a realização da terceira e última etapa dos testes de Covid-19 na cidade. Os pesquisadores irão percorrer setores do município aplicando os exames no domingo (21), segunda-feira (22), e terça-feira (23).

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, o zoneamento é feito pelo próprio Ibope Inteligência. Assim, a Vigilância em Saúde pede que, caso os moradores tenham a casa selecionada, permitam que os pesquisadores realizem o teste. Agentes de combate a endemias acompanharão o trabalho dos pesquisadores.

A intenção é dimensionar o número de casos de Covid-19 na população. Além dos testes rápidos, os moradores irão responder a um questionário. O zoneamento foi elaborado pelo próprio Ibope, assim não se sabe previamente quais residências receberão os pesquisadores. “Se seu domicílio for sorteado, participe”, concluiu a Prefeitura solicitando que as pessoas colaborem com a ciência no combate à Covid-19.

Serão mais 250 testes aplicados de domingo (21) a terça-feira (23). O resultado sai em apenas 15 minutos e, caso a pessoa teste positivo, ela já começa a ser monitorada pela Secretaria de Saúde. A pesquisa é coordenada pela universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde e está sendo realizada em 133 municípios brasileiros.