Ibope detecta um caso positivo de Covid-19 dentre 250 testados em Patos de Minas

Mais 500 testes serão aplicados em outras duas fases do estudo, que acontece em 133 municípios brasileiros

publicado em 16/05/2020, por Farley Rocha


Um caso positivo foi detectado na cidade

Um resultado positivo e 249 negativos foi o saldo da primeira fase de testes rápidos para detecção de Covid-19 aplicados em Patos de Minas pelo Ibope Inteligência. A ação faz parte de um estudo nacional para mapear a incidência do novo coronavírus no Brasil. A pesquisa, que consiste também na aplicação de um questionário em cada residência visitada, é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas e financiada pelo Ministério da Saúde. Os dados desta etapa inicial foram coletados nos dias 14 e 15 deste mês. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Udi Telecom - Conexão em Dobro

Outras duas datas do levantamento estão agendadas: a segunda para 24 de maio e a terceira para 4 de junho. Em cada fase serão aplicados 250 testes rápidos, totalizando, portanto, 750 testagens. Essa quantidade corresponde a 0,48% da população do município, estimada em 157 mil habitantes. "Essa pesquisa é uma importante ferramenta para estimar o percentual de patenses infectados com o SARS-CoV-2, determinar o percentual de assintomáticos, avaliar os sintomas mais frequentes e analisar a evolução quinzenal da prevalência de infectados", explica a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques.

Segundo a diretora, as informações coletadas também "permitirão cálculos precisos da letalidade da doença, estimativa de recursos hospitalares e possibilitarão um desenho de estratégias de abrandamento das medidas de isolamento social.” As flexibilizações de atividades no município têm sido discutidas e deliberadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, levando em consideração o Programa Minas Consciente, do Governo estadual.

A macrorregião Noroeste, a qual Patos de Minas pertence, está incluída na onda branca do Plano Minas Consciente. Isso quer dizer que, até o momento, a região apresenta taxas controladas de Covid-19 e, por isso, pode manter os protocolos mais flexíveis. Isso, no entanto, não exclui a necessidade de a população seguir as medidas de segurança contra o vírus. Pelo informe epidemiológico publicado neste sábado (16) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Patos de Minas está com 20 casos confirmados da doença: 18 recuperados, um em acompanhamento e um óbito.

Morte suspeita - Na tarde de sexta-feira (15), foi noticiada uma morte suspeita por coronavírus na cidade. Tratava-se do servidor municipal Maurílio Gerônimo Braga, de 53 anos. A suspeita, contudo, foi descartada pelo exame de PCR realizado no campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa. O resultado foi liberado na tarde de hoje. 

As informações do morador que testou positivo na coleta de dados feita pelo Ibope foram repassadas à Secretaria Municipal de Saúde, que agora faz o acompanhamento do caso.

Fonte: ASCOM Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Autor: Farley Rocha Postado em 16/05/2020
Compartilhe:

32 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Maria Helena | 6 meses, 2 semanas atrás

    Pesquisa acadêmica não é feita assim, resultados são divulgados por CIENTISTAS, o trabalho que está sendo feito é COLETA de dados que requerem muito estudo e análise para se chegar a um RESULTADO CONFIÁVEL.#cuidadocomquemcolocadentrodesuacasa

    15 20 Responder

  • Hipócrita | 6 meses, 2 semanas atrás

    Quando convém, o teste rápido "não é confiável ". Mas quando IBOPE vai na casa dos outros, faz o teste rápido e fala que deu positivo, o teste rápido é confiável.

    11 5 Responder

    NEGATIVO - 6 meses, 2 semanas atrás

    Ele é perigoso pois sempre apresenta falsos negativos, não falsos positivos.

    13 4

    Brasileiro - 6 meses, 2 semanas atrás

    Na verdade o teste não se presta a exame individual! Como o índice de erro do teste é conhecido, no caso de alta amostragem, é possível encontrar um resultado confiável, considerando-se o índice de erro. Já para testar um indivíduo qualquer índice de erro torna-se intolerável!

    2 0

  • Maria | 6 meses, 2 semanas atrás

    Quanto o resultado do servidor que veio a óbito, tenho minhas dúvidas uma vez que podem querer esconder por interesses maiores uma vez que era um funcionário em risco e estava realizada atividades na frente de combate ao corona vírus. A Prefeitura deveria ter mais controle e cuidado com seus funcionários.

    15 5 Responder

  • Fernando | 6 meses, 2 semanas atrás

    no hospital regional tem 5 pessoas internadas com o virus

    10 15 Responder

    Haaaaa - 6 meses, 2 semanas atrás

    Quem falou? Vc?

    0 0

  • Só acho | 6 meses, 2 semanas atrás

    Eu acho que as informações sobre o paciente tem que ser passadas não só pra secretaria de saúde mais também pra população como forma de evitar contato esse método de ficar escondendo identidade enquanto a pessoa e contaminada e só revelar depois da morte tá totalmente errado a pessoa morre e deixa vários contaminados tá faltando zelo nesse ponto ...



    20 12 Responder

  • Brunna | 6 meses, 2 semanas atrás

    Ainda bem que é só isso, apesar que não acredito em todas as notícias divulgadas. Muitas mentiras, muitas incertezas, nem os próprios médicos sabem ao certo da causa, motivo, razão ou circunstância desse fato. Aprendi isso no programa do chaves.

    17 6 Responder

    Manoel - 6 meses, 2 semanas atrás

    Muito bom. Gastei do seu comentário. Kkk

    1 0

  • Pensativo | 6 meses, 2 semanas atrás

    Se ele não sentia sintomas nenhum então contaminou muita gente no trabalho e principalmente seus familiares

    32 14 Responder

    Poco - 6 meses, 2 semanas atrás

    Mas a família não está? Muito estranho,ele não deve ser casado né?

    6 4

  • Exame rápido | 6 meses, 2 semanas atrás

    Causa estranheza, o fato do resultado do teste do servidor da prefeitura sair em menos de 24 horas, ao passo que o vice presidente da República, fez testes e o resultado sai da em 48 horas.

    25 15 Responder

    Sorriso - 6 meses, 2 semanas atrás

    Meu jovem prioridades, prioridades...

    3 14

  • Correto | 6 meses, 2 semanas atrás

    Realmente patos de minas por ser cidade polo, se é que é mesmo, não tem a devida condições e estrutura para se ter um laboratório que preste um serviço de detecção do vírus,sendo necessário levar os exames para Rio Paranaíba para que se faça o resultado. Com todo respeito que Rio Paranaíba merece, mas patos perder para Rio Paranaíba nessa área, é meio que frustrante. Pelo tamanho e pela importância de nossa cidade. Parabéns Rio Paranaíba. Isso serve de alerta para nós patenses, sabermos fazer o uso de nossos votos,pois patos está andando para trás já faz algum tempo e isso é culpa de quem andou e anda ditando os rumos políticos de nossa cidade, tem abandonado o desenvolvimento por completo de nossa querida Patos de Minas. Ultimamente por aqui nada anda dando certo e o progresso regride a cada dia que passa.

    46 6 Responder

    Patureba - 6 meses, 2 semanas atrás

    É isso mesmo. Patos de Minas só cresce em loteamentos. Não tem indústrias e nem empregos para tanta gente que se forma nas faculdades da cidade. É uma vergonha estes políticos.

    21 2

    Patricia - 6 meses, 2 semanas atrás

    Eu penso que é por que em Rio Paranaíba tem a a Universidade Federal de Viçosa né? Deve estar sendo feito o exame em laboratórios da Universidade!!!

    3 0

    Observadora - 6 meses, 2 semanas atrás

    Eu concordo, Patos está precisando de políticos que se importam com a cidade de verdade ao invés com o dinheiro que vai para o bolso deles. E cadê a Unipam? Eles não são uma referência acadêmica de ensino e infraestrutura e bla bla bla ... poderia muito bem se dispor a ajudar nesse caso , mas estão preocupados só em pegar tanto dinheiro dos alunos . Enfim Patos tem muito o que melhorar tanto economicamente , culturalmente , área da saúde e ensino principalmente e infraestrutura para fornecer trabalhos Para todos .

    3 0

  • Poco | 6 meses, 2 semanas atrás

    Devia,já que está com preocupação, expôr o endereço do testado positivo aqui do panorâmico.eu moro aqui e se caso Deus me livre deu for contaminado ,eu quero que vocês daidia informa a população pelo menos a minha rua o que não é proibido por lei,por que vou querer protejer as pessoas da cidade,e isso seria importante.nao viraria um cais não e sim aumentaria o grau de proteção contra o vírus.

    15 8 Responder

  • Faty | 6 meses, 2 semanas atrás

    Na minha opinião .acho que seria melhor esses testes serem forenecidos pros hospitais e usados pra pacientes com sintomas da doença .pois a maioria das pessoas que realmente tiveram sintomas não foram testados ou não chegaram os resultados .

    18 0 Responder

    isa - 6 meses, 2 semanas atrás

    Concordo pois tem muitos suspeitos que não tem condições de comprar o teste ,e e eles estão testando pessoas que nem suspeita são , enquanto os suspeitos vão só aumentando

    12 1

  • Correção | 6 meses, 2 semanas atrás

    750 testagens corresponde a 0,478% da população do município, estimada em 157 mil habitantes.

    11 2 Responder

  • ACADEMIAS AGORA NÃO !! | 6 meses, 2 semanas atrás

    Muitas ACADEMIAS estão FUNCIONANDO clandestinas . Na avenida DO bairro Califórnia ninguém usa máscara na caminhada . Professores de educação física dando aulas na Praça sem máscaras . Crianças brincando sem máscaras

    34 9 Responder

    Peluzzo - 6 meses, 2 semanas atrás

    O que tem de gente indo na academia escondido n tá escrito... muita gente mesmo... pegando chave com o dono e fazendo aulas escondidas

    13 6

    Sorriso - 6 meses, 2 semanas atrás

    Depois o povo ainda reclama do presidente, ninguém, faz a sua parte, so vejo o sujo falando do mau lavado.

    15 3

  • Patolino | 6 meses, 2 semanas atrás

    Quem ainda acredita em Ibope.Sempre erraram pesquisas de perguntas e respostas imagine de teste rapido

    18 11 Responder

  • Sincero | 6 meses, 2 semanas atrás

    Acho q está mais q na hora voltar ao trabalho,se o lixeiro pode, pessoas do supermercado pode, serviços q se dizem essenciais podem. Porque nós não podemos? Será q eles são imunes ao vírus? Se não voltar vai faltar recursos pra TD funcionalismo público não vai receber, médicos enfermeiros do SUS não vão receber e aí? Pensem nisso

    24 13 Responder

    Patolino - 6 meses, 2 semanas atrás

    Se eu nao não receber simplesmente não trabalho.Alem de cuidar desse povo doente com suspeita de covid e ainda ficar sem receber?? Jamaisss

    4 13

  • Eta | 6 meses, 2 semanas atrás

    Então nois pode nada de braçada , bora abrir tudo, buteco ,boates , shop e tudo , tá passando da hora .

    10 20 Responder

  • Matemático | 6 meses, 2 semanas atrás

    Suponhamos que a cada 250 pessoas 1 esteja contaminado como nos testes aplicados então em média temos mais de 600 casos em Patos.

    26 7 Responder

    Acordai - 6 meses, 2 semanas atrás

    Já que é pra ser correto, " matemático", não são 600 são 628 revise seus cálculos.

    9 7

    Katita Jones - 6 meses, 2 semanas atrás

    Eu faltei nessas aulas aí, mas se tu diz, então é verdade

    5 3

carregar mais comentários