Hospital São Lucas - Patos de Minas.

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves informou na manhã desta sexta-feira (27) que a Administração Municipal está acompanhando de perto a situação do Hospital São Lucas. Ele é o único a prestar atendimento pelo Sistema Único de Saúde em Patos de Minas e vem enfrentando uma grave crise financeira. Na quinta-feira (26) leitos de UTI foram fechados pela Vigilância Sanitária.

Pelo menos 16 leitos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas deixaram de funcionar. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a interdição é temporária, até que os problemas encontrados pelos ficais sejam sanados. O Patos Hoje obteve informação de que os leitos da UTI que foram interditados estavam sem respiradores.

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves lembrou que o Hospital São Lucas teve três administrações este ano, o que dificultou a gestão da unidade hospitalar. Ele explicou que a Prefeitura está em dia com os pagamentos pelos serviços prestados e que não tem como liberar novos recursos.

O Hospital São Lucas não conseguiu pagar o 13º salário dos funcionários e alguns profissionais reclamam que foram obrigados a entrar em férias e não receberam. A nova direção do Hospital São Lucas, que administra a unidade há apenas algumas semanas, confirmou que não tem dinheiro para acertar com os funcionários e que o abono natalino terá que ser parcelado em seis vezes.