O Prefeito Municipal José Eustáquio Rodrigues Alves acompanhou o trabalho dos profissionais.

O Hospital São Lucas realizou nesse fim de semana a primeira parte da série de mutirões de cirurgias cataratas em Patos de Minas. Todos os finais de semana do mês de maio serão realizados os procedimentos na cidade. A intenção é zerar a demanda por este tipo de cirurgia.

De acordo com André Rodrigues, gerente administrativo do Hospital São Lucas, foram realizadas 50 cirurgias no sábado (04) e mais 30 no domingo (05). Os profissionais começaram o trabalho logo no início da manhã e terminaram só pela tarde.

O Prefeito Municipal José Eustáquio Rodrigues Alves acompanhou o trabalho dos profissionais. Segundo ele, o poder público irá investir cerca de R$300 mil para realizar todos os mutirões.

Ele informou que o mutirão de cirurgia aconteceu sem qualquer intercorrência. “O objetivo é zerar a fila do SUS”, informou. Serão mais de 240 cirurgias, chegando a cerca de 300 procedimentos que acontecerão em todos os finais de semana do mês de maio.

O trabalho oftalmológico está sendo realizado pela equipe da Fundação Hilton Rocha de Belo Horizonte, tendo profissionais de referência no Estado de Minas Gerais. A catarata é causa de 50% de cegueira no mundo, geralmente devido à idade avançada.