Nesta sexta-feira (26), foram atendidos os primeiros pacientes.

Reportagem atualizada às 14h19 deste sábado (27) para informar sobre a equipe médica

O Hospital São Lucas vem sendo alvo de muitas reclamações nos últimos meses. Diversos problemas são apontados por pacientes e também por funcionários. Mas o hospital vai realizar uma ação importante em Patos de Minas. Mutirões de cirurgias de cataratas pelo Sistema Único de Saúde estão sendo agendadas para acontecerem nos próximos dias. A expectativa é de que 240 procedimentos sejam realizados.

Nesta sexta-feira (26), foram atendidos os primeiros pacientes. Juliana Paulino, coordenadora do setor de enfermagem, o gerente administrativo André Rodrigues e o diretor técnico Marcus Vinicius falaram com nossa equipe de reportagem. Eles informaram que os pacientes são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Neste primeiro momento, serão cadastrados, feito rastreio, consulta médica e exames para depois as cirurgias.

Foram agendados 15 pacientes por hora nesta sexta-feira (26). “A intenção é não gerar tumulto e evitar fila de espera”, disse Juliana Paulino. Eles informaram que o objetivo é extinguir a necessidade de cirurgia de catarata em Patos de Minas. Os procedimentos que serão realizados pelo oftalmologista Dr. Lisandro Liboni Guimarães Rios devem acontecer nos próximos finais de semana.

O oftalmologista informou que as cirurgias serão realizadas pela equipe da Fundação Hilton Rocha de Belo Horizonte, da qual faz parte. Segundo ele, os profissionais são referência em oftalmologia no Estado de Minas Gerais. Ao todo, 4 ou 5 cirurgiões da equipe virão a Patos de Minas para realizar os procedimentos.

Marcus Vinicius destacou que a catarata é causa de 50% de cegueira no mundo, geralmente devido à idade avançada. O diretor ressaltou que os procedimentos aumentaram bastante nos últimos anos, mas ainda não foi suficiente para suprir toda a necessidade. Por isso, estão sendo realizados os mutirões que deverão ocorrer nos 3 primeiros  finais de semana de maio.