A unidade hospitalar conta com 36 máquinas para atender mais de 200 pacientes.

O Hospital São Lucas adquiriu nesta semana 20 novas máquinas de hemodiálise. Agora, a unidade hospitalar conta com 36 máquinas para atender aos mais de 200 pacientes que precisam do serviço. Nossa reportagem conversou com o Administrador do Hospital São Lucas e ele contou como funciona a hemodiálise e como as novas máquinas foram adquiridas.

De acordo com o Administrador do hospital, Rafael Rodrigues, cerca de 216 pessoas fazem o tratamento de hemodiálise no Hospital São Lucas de segunda a sábado de 06h00 às 22h00. Cerca de 50 profissionais trabalham no local. Mas não é de agora que a hemodiálise no Hospital São Lucas vem sendo alvo de reclamação por parte dos pacientes. Pensando em otimizar o trabalho e oferecer um melhor atendimento, o hospital adquiriu as 20 novas máquinas.

Rafael contou que as máquinas foram compradas da china por intermédio de uma empresa brasileira e cada uma custou cerca de R$60 Mil. Em conversa com nossa reportagem, ele disse que essa semana as montagens estão sendo finalizadas e posteriormente os profissionais receberão um treinamento para manuseá-las. “A nossa expectativa é de que já na semana que vem os aparelhos estejam em pleno funcionamento” disse Rafael.

Atualmente a hemodiálise do Hospital São Lucas conta com diversos profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos, assistente social, psicólogo, nutricionista, entre outros. O Hospital São Lucas é o único na macrorregião de Patos de Minas a oferecer hemodiálise pelo SUS e atende pacientes de Patos de Minas e de toda a região.