Hospital São Lucas (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A direção do Hospital São Lucas enviou à nossa equipe de reportagem uma nota referente ao falecimento, na unidade hospitalar, de um casal de gêmeos recém-nascidos. O Patos Hoje esteve no local nessa segunda-feira (22) e conversou com a família dos bebês que registrou um boletim de ocorrência contra o hospital. Segundo a família, houve negligência por parte do hospital e por isso a PM foi acionada.

Na nota enviada à nossa redação, os administradores do hospital enfatizam que as crianças chegaram à unidade já com a saúde bastante debilitada e respirando com uso de aparelhos. Disseram que foi dado todo o suporte a elas, mas infelizmente não foi possível salvá-las em decorrência do grave estado de saúde em que deram entrada no Hospital São Lucas.

Confira a nota da administração do Hospital São Lucas encaminhada ao Patos Hoje na tarde desta quarta-feira (24). O documento é assinado por Yure Xavier da Fundação Educacional Alto Médio São Francisco- FUNAM- e pelo médico Marcus Vinicius dos Reis Gomes, diretor técnico do Hospital São Lucas de Patos de Minas.

“Prezados,

Viemos respeitosamente esclarecer fato recentemente noticiado em meios de comunicação, canais jornalísticos e aplicativos relativo ao falecimento de duas crianças (gemelares) no Hospital São Lucas de Patos de Minas.  Em primeiro momento, a FUNAM/Hospital São Lucas se solidariza com pais e familiares das crianças falecidas. No que se refere ao fato, destacamos que toda Equipe de assistência da UTI Neonatal atendeu prontamente a solicitação de acolhimento e internação de ambos os gemelares em estado grave nascidos no dia  11 de abril de 2019 na maternidade de Alto Risco do Hospital Antonio  Dias  (Hospital  Regional)  em  Patos  de  Minas.

Na  ocasião,  os  gemeleres  prematuros  extremos  com  apenas  27  semanas  de gestação nasceram naquela unidade hospitalar. Por não dispor de vaga e diante da gravidade dos recém nascidos no Hospital Regional os mesmos precisaram, urgentemente, ser transferidos e alocados em uma unidade de Terapia Intensiva. A princípio foi solicitada 01 vaga ao Hospital São Lucas que admitiu o primeiro recém nascido no dia 12 de abril de 2019. O segundo recém nascido foi admitido no dia 13 de  abril  de  2019.

Os recém  nascidos  foram  admitidos  já  intubados  e  necessitando  de  respirador  mecânico  o  que  exigiu  atenção  e cuidados permanentes. Porém, devido tamanha gravidade e fragilidade, as condições clínicas de Prematuridade Extrema não permitiram as melhorias necessárias de modo a resultar no falecimento de um dos recém nascidos no dia 19 de abril e do outro recém nascido no dia 22 de abril de 2019. Cumpre ressaltar, que sabidamente na medicina, a Prematuridade Extrema, o nascimento da criança com Baixo Peso e a Gemelaridade elevam expressivamente o risco de insucesso no tratamento e o risco de óbito. No Caso em questão os recém nascidos apresentavam múltiplos fatores de risco.

Esclarecemos que no caso destacado a equipe médica e assistencial prestou todo cuidado e investiu em totalidade em prol da melhora das crianças o que não foi possível pelas condições iniciais das mesmas. Esclarecemos, também,  que  independente  dos  diagnósticos  iniciais  a  maternidade  e  a  UTI  Neonatal  do  Hospital  são  Lucas  sempre promoverá o melhor tratamento e a tentativa de cura. Temos a consciência de que o êxito é a proposta fundamental, nossa obrigação e nosso motivo de alegria diante do sucesso no resultado e na alta hospitalar. Mas, entendemos também os limites, as dificuldades e a impossibilidade em situações extremas da medicina.

Pelo exposto, ratificamos nosso compromisso em prol do fortalecimento  e  sustentabilidade  do  Hospital  São  Lucas,  prestando  uma assistência de saúde de excelência à população de Patos de Minas e região. Ratificamos, também, nosso respeito com os meios de comunicação e nossa disponibilidade em prol da informação e esclarecimentos à população.”