Paciente com suspeita de Covid-19 sendo transferido para o Hospital Regional. (Foto: Arquivo Patos Hoje).

Na tarde desta sexta-feira (12), o Hospital Regional Antônio Dias alcançou 100% de ocupação dos leitos de UTI adulto destinados à Covid-19. A instituição hospitalar é a única da rede pública de saúde que recebe pacientes com coronavírus. Quanto aos leitos clínicos (enfermaria), quatro dos nove reservados a pessoas com suspeita ou confirmação da doença estão em uso, ou seja, 44,44%.

A lotação máxima das unidades de terapia intensiva do HRAD reservadas à Covid-19 preocupa sobretudo porque essas vagas são compartilhadas com Patos de Minas e municípios vizinhos. Além disso, o hospital está com 90% de ocupação nas demais UTI adulto, que são dez ao todo. Levando em conta unidades hospitalares públicas e privadas, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto também é alta: 91,7%.

Desde 30 de maio, a curva de casos positivos de coronavírus no município aumenta de forma mais acelerada. O Boletim Epidemiológico Municipal de hoje informa 145 confirmações da doença por exame laboratorial e dez internações, sendo quatro delas em unidades de terapia intensiva. O número de óbitos confirmados também subiu e agora são quatro: três idosos e um adulto na faixa etária entre 30 e 39 anos.

Do total de moradores de Patos de Minas confirmados com Covid-19 até o momento, 38 estão curados e 93 se recuperam em casa. Esses e outros dados relativos à contaminação pelo novo coronavírus no município são atualizados diariamente no Painel de Monitoramento, plataforma criada exclusivamente para essa finalidade dentro do Portal da Saúde.

UPA – A Unidade de Pronto Atendimento da cidade, situada no Bairro Jardim Peluzzo, tem área separada para coronavírus, com leitos para tratar e estabilizar pacientes até que consigam transferência para leitos clínicos ou de UTI em hospitais. Até a tarde de hoje, não havia pacientes em estado grave na UPA.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas