Hospital Regional Antônio Dias.

A Direção do Hospital Regional de Patos de Minas enviou uma nota na tarde desta quarta-feira (10) respondendo à acusação de que a unidade hospitalar estaria se negando a atender os pacientes patenses. A denúncia foi realizada no domingo (07) pelo Prefeito de Patos de Minas José Eustáquio Rodrigues Alves. A nota diz que a denúncia é improcedente e injusta.

Leia a nota na íntegra:

“A Direção do Hospital Regional Antônio Dias vem ratificar a nota emitida no último 5 de janeiro, em que informou a implantação de novo fluxo de Porta de Entrada do Trauma, no dia 1º de dezembro de 2017, de forma a normatizar o acesso igualitário do atendimento às demandas dos 33 municípios que compõem a Região Ampliada Noroeste de Minas Gerais, na qual o HRAD é referência em urgência e emergência.

A missão do HRAD é prestar atendimento integral e humanizado aos pacientes não só de Patos de Minas, mas de toda a Região, em urgência/emergência, internações agudas e cirurgias eletivas, bem como em parto habitual e de alto risco, de forma regionalizada e hierarquizada, garantindo acessibilidade e segurança na assistência aos usuários do SUS.

Para que o hospital cumpra sua missão e possa absorver a demanda de atendimento de urgência da Região, os casos de menor complexidade devem ser atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Postos de Saúde de cada cidade.

A alegação de que o HRAD está negando atendimento a pacientes e, assim, prejudicando a população de Patos de Minas é improcedente e injusta. Todos os pacientes vítimas de trauma da Região Ampliada Noroeste que são encaminhados via SAMU, Corpo de Bombeiros, bem como regulados pela Central de Regulação, de acordo com o perfil descrito e pactuado no Fluxo do Trauma, estão sendo atendidos pelo HRAD.  Como comprovação evidenciamos que   a Taxa de Ocupação Geral do HRAD em dezembro/2017 foi de  102% e a taxa de pacientes da ortopedia foi de 155%, o que demonstra que a Unidade  está atendendo uma demanda superior a sua capacidade instalada.

Anteriormente à implantação do novo fluxo, 87% dos atendimentos do Pronto Atendimento, 59% das internações e 54% das cirurgias realizadas pelo hospital eram do município de Patos de Minas, sendo o percentual restante dividido entre as demais 32 cidades. A adequação do fluxo veio dar a mesma oportunidade de atendimento a todos os pacientes, incluindo aqueles provenientes dos demais municípios da Região.

Nº de atendimentos do Pronto Atendimento do HRAD de 01 a 31/12/2017 = 1.016 (756 de Patos de Minas = 74,41%)

Nº de internações no HRAD de 01 a 31/12/2017 = 636
(322 de Patos de Minas = 50,63%)

Nº de procedimentos cirúrgicos no HRAD de 01 a 31/12/2017 = 256
(129 de Patos de Minas = 50,39%)

Por fim, reafirmamos o compromisso do HRAD na prestação de assistência com qualidade e segurança aos pacientes de Patos de Minas e de toda à população referenciada.”