Os respiradores ajudarão no tratamento de Covid-19 em Patos de Minas

O Hospital Regional Antônio Dias recebeu na tarde desta sexta-feira (10) mais 5 respiradores e 5 ventiladores para reforçar a estrutura de atendimento aos pacientes com Covid-19. Os equipamentos foram cedidos pelo Ministério da Saúde através de gestão da deputada federal Greyce Elias. Em nota, o prefeito José Eustáquio agradeceu à deputada por ter atendido ao seu pedido.

"Fizemos gestões junto à Deputada Federal Greyce Elias solicitando sua intervenção junto ao Ministério da Saúde para que Patos de Minas fosse incluído na relação de cidades que receberia este importante equipamento. Hoje, no final da tarde, recebemos dez respiradores através desta ação da Deputada", diz a nota.

O prefeito José Eustáquio ressaltou que nenhuma pessoa falaceu na cidade por falta de atendimento, mas destacou a importância dos equipamentos para a abertura de novos leitos de UTI. Patos de Minas tem hoje 14 pacientes internados em UTI e 47 em leitos clínicos. O índice de ocupação dos leitos é preocupante.

Além de conviver com o número crescente de casos de coronavírus, Patos de Minas ainda é responsável por receber os pacientes da região. A falta de leitos de UTI pode ser fatal. Por isso, a chegada dos equipamentos foi bastante comemorada nesta tarde.

Se o Hospital Regional não dispor de espaço para instalar respiradores, o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Resende, disse que eles poderão ser instalados no Hospital de Campanha, que possui espaço de sobra.