SAMU chegando no Regional com paciente. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Após reclamação de pacientes que foram internados na UPA do Jardim Peluzzo e que não conseguiram transferência para o Hospital Regional, a Assessoria de Comunicação do Regional enviou uma nota nesta terça-feira (12) informando que só vai atender vítimas com traumas que chegarem ao hospital via Central de Regulação, Corpo de Bombeiros e SAMU.

O comunicado diz que a decisão aconteceu em uma reunião com a Promotoria da Justiça, Superintendência Regional de Saúde/MG e HRAD. Segundo a assessoria, o objetivo seria desafogar o Regional que atende pacientes de 33 municípios, para que atenda prioritariamente os casos de urgência e emergência da região.

Pacientes que procuraram a UPA do Jardim Peluzo com traumas relataram que tiveram que dormir em cadeiras à espera de atendimento no Hospital regional. O Secretário Municipal de Saúde, José Henrique Nunes Borges, e que os casos estão sendo regulados e aqueles de tratamento na UPA estão sendo atendidos normalmente.

O secretário havia dito que era o Hospital Regional que não estava recebendo os pacientes em situações mais complexas. Várias pessoas já entraram em contato com o Patos Hoje e reclamaram da nova forma de atendimento iniciada no dia 1º de Dezembro.

Confira a nota na íntegra:

O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) é referência em urgência e emergência para 33 municípios da Região Ampliada Noroeste, o que compreende uma população de mais de 700.000 habitantes. Nos últimos anos, o hospital vinha atendendo também casos de menor complexidade e, em sua maior parte, oriundos de Patos de Minas. Para se ter uma ideia, até então, 86% dos atendimentos do P.A da unidade, 58% das internações e 53% dos procedimentos cirúrgicos do HRAD eram exclusivamente de casos do próprio município.

Considerando que esta unidade é um hospital regional, com o objetivo de retomar sua missão e restabelecer o atendimento adequado aos casos vindos das outras cidades da Região Ampliada Noroeste, ficou pactuado, em reunião entre os 33 municípios, Promotoria da Justiça, Superintendência Regional de Saúde/MG e HRAD, que os pacientes vítimas de trauma seriam encaminhados ao Hospital via Central de Regulação, Corpo de Bombeiros e SAMU, a partir do dia 1º de dezembro de 2017.

Assim, o Fluxo de Atendimento aos Pacientes Vítimas de Trauma – cirurgia geral e ortopedia -  foi alterado para que o HRAD se dedique, prioritariamente, aos casos de urgência e emergência da Região Ampliada Noroeste. Os casos não caracterizados como urgência e emergência são de incumbência do município e devem ser atendidos na UPA.

Salientamos que após 12 dias de implantação do novo Fluxo, já evidenciamos melhoras significativas na resolutividade de procedimentos cirúrgicos da Cirurgia Geral, de forma que não há, no momento, pacientes na lista de espera SUS- Fácil para serem regulados para o HRAD.

A despeito disso, ressaltamos que o HRAD tem trabalhado no contínuo aperfeiçoamento do serviço. Exemplo disso é a implantação do gerenciamento de leitos na unidade, visando maior rotatividade e tornando assim o atendimento mais célere e resolutivo.