Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais- FHEMIG- encaminhou um documento para o Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas ordenando que as cirurgias eletivas continuem suspensas. A intenção é manter o estoque de insumos necessários para os casos de urgência e emergência, já que há risco de desabastecimento. O problema é considerado grave.

De acordo com as informações obtidas pelo Patos Hoje, o grave problema abrange não só a região, mas todo o país. Há escassez de medicamentos e sedativos para a terapia intensiva e bloco cirúrgico e alguns outros medicamentos para relaxamento muscular. O momento seria de total gestão de estoque para garantir os serviços já implementados.

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais está ciente da situação e estaria em busca de solução. A falta de insumos também já repercute na rede privada. Assim, os serviços ambulatoriais e cirúrgicos de caráter eletivo devem permanecer suspensos até que novas diretrizes sejam publicadas pela Diretora Assistencial.

Segundo o documento, a Secretaria Estadual de Saúde possui estudos de que o pico da Covid-19 em Minas Gerais será no dia 15 de julho e há risco de faltar outros insumos. O documento determina também um controle rigoroso e centralizado na utilização de fármacos nos procedimentos de ventilação mecânica e manutenção da sedação dos pacientes em Unidade de Terapia Intensiva.

Ocupação de leitos de UTI Covid-19

Outra preocupação é o aumento da gravidade dos casos de Covid-19 na região. O Hospital Regional, o único com leitos de UTI credenciados para atender moradores de 33 municípios da região, está com a capacidade esgotada. Existem outros leitos na cidade para serem credenciados, mas faltam os respiradores.