Gedean Maquiel Martins, 33 anos.

Gedean Maquiel Martins, atualmente com 33 anos, foi encontrado morto em uma cela na penitenciária da cidade de Araguari nessa terça-feira (06). Ele estava preso desde o assassinato brutal da ex-namorada Maira Guimarães Amorim em 2014. Na época, ele confessou com riqueza de detalhes a barbaridade e deu risadas na delegacia com o rosto cheio de sangue. O caso teve uma grande repercussão em toda a região.

O corpo de Gedean foi encontrado com uma corda amarrada em volta do pescoço, pressupondo um suicídio. Ele estava na cela 8 do Bloco A. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil para saber o que de fato aconteceu. Colegas de cela disseram que ele já havia tentado se matar outras vezes. A perícia técnica da Polícia Civil esteve no local para verificar o que aconteceu. Gedean possuía inúmeras passagens policiais e era considerado de alta periculosidade. Em 2017, ele foi condenado a uma pena de 14 anos e 6 meses.

O crime

O homicídio brutal que levou à prisão de Gedean aconteceu no dia 22 de dezembro de 2014 na Avenida Afonso Queiroz em Patos de Minas. O casal seguia em um carro quando começaram as agressões. Pedindo socorro, Maira conseguiu frear e tentou fugir, mas Gedean a agarrou e a vítima caiu. Com ela no chão, Gedean foi pisando na cabeça dela. Ele também desferiu vários golpes de faca na vítima que morreu no local

Os policiais saíram de imediato a sua captura e conseguiram prendê-lo.  Na cela da delegacia, Gedean confessou e deu detalhes do crime. A frieza com que o ex-detento relatou o assassinato impressionou todo mundo. Ele chega a dar risadas ao lembrar o momento em que desferia os golpes de faca na mulher.

Este foi mais um caso emblemático de violência contra a mulher em Patos de Minas que já teve vários outros registros. Nesta madrugada, por exemplo, uma jovem passou a noite sendo agredida e estuprada. Completando 13 anos nesta quarta-feira (07), a Lei Maria da Penha surgiu para proteger a mulher em casos como este, já que elas se veem em uma posição mais fragilizada.