A Polícia Militar levou para a delegacia na tarde desta segunda-feira (25) um homem de 33 anos acusado de tentar furtar barras de chocolate em um hipermercado no Centro de Patos de Minas. Ele foi flagrado pelos funcionários com a guloseima dentro da bermuda. Na delegacia, Lucas Ramalho Pacheco que é viciado em drogas há muito tempo fez um desabafo ressaltando que precisa é de tratamento e não de cadeia.

De acordo com o Cabo Heráclito, ele saía do hipermercado próximo ao Mercado Municipal com as duas barras de chocolate dentro da bermuda e acabou sendo flagrado pelos seguranças. A Polícia Militar foi acionada e o conduziu para a delegacia com os produtos de aproximadamente R$10,00. O policial informou que ele realmente é usuário de drogas e já possui diversas passagens policiais.

Lucas concedeu entrevista para o Patos Hoje, confessou ser viciado em crack e fez um desabafo. Ele disse que já foi internado 12 vezes e não consegue deixar o vício. Ele contou que começou a usar drogas em 1999 e até hoje não conseguiu parar, mesmo depois de diversas vezes internado. Ele criticou as pessoas que não compreendem o que é o vício e disse que levá-lo para a cadeia não irá resolver o problema.

Segundo ele, trabalha como agrônomo e possui família estruturada em Patos de Minas. Ele implorou ajuda para se curar do vício, mas a própria mãe já teria cansado de tentar ajudá-lo. “A sociedade quer é matar dependente químico. A sociedade cria monstros para depois prender. Aquilo lá não melhora ninguém. Aquilo lá é lugar de criar lobo. Tranca a gente junto com bandido”, desabafou em algumas frases.

Quando questionado se gostaria de alguma ajuda da população ou do poder público, já mostrando revolta, disse que não precisa e que vai pagar a cadeia. “Tenho condições de pagar fiança, mas não vou pagar”, disse.

A dependência química é atualmente considerada um transtorno mental, além de um problema social pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Ela é tida como doença crônica, que comumente atinge indivíduos que fazem o uso constante de determinadas drogas. O portador desse tipo de distúrbio acaba por não conseguir conter o vício, afetando sua vida psíquica, emocional, física e, consequentemente, a vida social”.