Hospital Nossa Senhora de Fátima - HNSF.

Patos de Minas e a região têm muito o que comemorar. O HNSF conquistou de forma pioneira, no último dia 27, a Certificação e a Acreditação em Cirurgia Bariátrica conferidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e pela World Medical Accreditation (WMA). Tamanho reconhecimento só vem confirmar a liderança exercida pelo hospital na região e o comprometimento de todo o seu time em oferecer uma prestação de serviços de saúde de altíssima qualidade.

A conquista é um reflexo do grau de comprometimento do HNSF com a adoção de protocolos e de procedimentos que garantam a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos, bem como da sua busca incansável pela inovação. Outro grande diferencial que coloca o HNSF sempre à frente é, sem dúvida alguma, o seu corpo clínico e o seu time multidisciplinar extremamente qualificado.

De acordo com o Dr. Edson Antonacci, médico cirurgião do HNSF, o primeiro da região a receber a Certificação em Cirurgia Bariátrica, o processo de Acreditação visa consolidar, a nível nacional e internacional, aquelas instituições que oferecem segurança na realização do procedimento. “Enviamos mais de 200 documentos comprovando tudo aquilo que eles solicitaram que a gente comprovasse. Tudo que é considerado essencial para a realização de procedimentos em Cirurgia Bariátrica com segurança”, explica o médico.

Após a aprovação da fase documental, o HNSF recebeu duas auditoras, enviadas pela World Medical Accreditation (WMA), empresa certificadora especializada na área médica contratada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica para conduzir o processo, da solicitação à elegibilidade. “Elas avaliaram toda a nossa estrutura, todos os nossos protocolos, e nós conseguimos, para a felicidade de todos, a Acreditação. É o nível IQ1. E o que que isso representa? Representa que o HNSF se iguala aos melhores hospitais do Brasil em termos de segurança, tanto em recursos humanos quanto em estrutura e em protocolos para a realização de Cirurgias Bariátricas. Isso dá uma segurança para todos nós de que estamos oferecendo para os pacientes o que tem de melhor no Brasil para a realização do procedimento”, conclui Dr. Edson.

Na avaliação do diretor administrativo do HNSF, Dr. Guilherme Mendonça, a conquista veio coroar todo o empenho da equipe de cirurgiões que realiza esse tipo de procedimento no hospital, bem como de todos os outros profissionais que, direta ou indiretamente, estão envolvidos nesse processo, como, por exemplo, a equipe de enfermagem, de fisioterapia e de psicólogos. “Esse título vem colocar, definitivamente, o HNSF em um cenário de destaque que vai além das nossas fronteiras. Esse reconhecimento coloca o HNSF no nível dos melhores hospitais de todo o país”, esclarece Dr. Guilherme.

A Certificação e a Acreditação, contudo, não devem ser celebradas apenas pelo corpo clínico e pelos associados do HNSF, mas também por toda a cidade e região. “Para os nossos clientes, essa conquista representa a segurança de poder contar com um serviço de primeira qualidade para o tratamento não apenas das doenças relacionadas à Cirurgia Bariátrica, como a obesidade, que, hoje, é considerada uma pandemia, com consequências muito drásticas para todos, mas, também, para qualquer outra doença”, conclui o diretor.

CERTIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO EM CIRURGIA BARIÁTRICA

O Programa de Certificação e Acreditação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), realizado pela World Medical Accreditation (WMA), visa garantir a melhora dos processos e a qualidade dos padrões nos serviços de cirurgia bariátrica e metabólica no país, aumentando a segurança dos pacientes.

O presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas, explica que a Certificação e Acreditação podem influenciar positivamente na escolha do paciente, elevando os padrões dos serviços acreditados, bem como o reconhecimento dos profissionais capacitados por meio da Certificação. "A Acreditação e Certificação significam reconhecimento público para a excelência de hospitais, para o trabalho dos cirurgiões e de suas equipes multidisciplinares e ainda mais segurança para o paciente", afirmou o presidente da SBCBM.

Já para o vice-presidente executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti, que está coordenando o Programa de Acreditação e Certificação, a obtenção da Certificação melhora a qualidade dos cuidados e constrói um elo importante de confiança com os pacientes e a comunidade. "Passar pela Acreditação atesta que seus processos, sistemas de qualidade e soluções estão de acordo com os requisitos, ajudando na agilização dos processos, melhorando a qualidade dos cuidados e construindo um elo importante de confiança com os pacientes e a comunidade", afirma Berti.

Informe Publicitário