O Hemocentro de Patos de Minas foi reaberto nesta quarta-feira (26).

A Fundação Hemoninas anunciou a retomada no atendimento para esta quarta-feira (26) na unidade de Patos de Minas. A captação de doação de sangue volta a funcionar integralmente sob a gerência técnica de Carlos Moreira Silva e coordenação de Fábio Baltazar, médicos com vasta experiência na saúde local e regional.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Hemominas, a unidade estava com atendimento suspenso desde o dia 04 deste mês devido à falta de profissionais médicos da região para assumir o cargo de responsável técnico da unidade, sem o qual não é possível o funcionamento de quaisquer unidades hemoterápicas no país. A suspensão das atividades foi necessária para o estrito cumprimento da legislação vigente, Portaria 158 do Ministério da Saúde.

A assessoria ainda informou que, durante o período crítico, hospitais e clínicas da região receberam hemocomponentes de Uberlândia e Uberaba, unidades da rede Hemominas no estado, para as cirurgias de urgência. Com a regularização da responsabilidade técnica do hemonúcleo, o funcionamento foi restabelecido, com atendimento às cirurgias eletivas e aos pacientes com coagulopatias, hemoglobinopatias, sendo retomados os procedimentos ambulatoriais.

A Unidade da Fundação Hemominas de Patos de Minas conta com cerca de 800 doadores por mês e atende hospitais e clínicas de 33 municípios do Alto Parnaíba e Noroeste Mineiro, fornecendo sangue, hemoderivados e atendimento a pacientes.

Autor: Farley Rocha