Hemocentro de Patos de Minas.

Os pacientes que aguardam na fila por uma cirurgia e mesmo aqueles com convênios ou com dinheiro para pagar terão que esperar um pouco mais.  O Hemocentro de Patos de Minas interrompeu suas atividades esta semana e deixou de fazer a coleta e a distribuição de sangue para hospitais e clínicas particulares.

O fechamento do Hemocentro de Patos de Minas é provocado pela falta de um profissional médico para assumir o cargo de responsável técnico do Hemonúcleo, que é uma exigência da Portaria 158 do Ministério da Saúde. Sem esse profissional não é possível funcionar qualquer unidade hemoterápica no país.

Em nota, a Fundação Hemominas esclareceu que tem feito reiterados processos seletivos para o cargo, sem, no entanto, conseguir despertar o interesse e adesão de profissionais da região. “A Fundação Hemominas está em linha direta com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e a Secretaria de Estado de Saúde, porém a solução não depende diretamente dessas instâncias, mas na identificação de profissional para assumir o cargo de responsabilidade técnica local”, esclarece a direção da unidade.

“A Diretoria Técnico-Científica da Fundação Hemominas esclarece que as cirurgias de urgência serão supridas por hemocomponentes disponibilizados pelo Hemocentro de Uberlândia, uma vez que a Fundação trabalha e administra os estoques em rede estadual. No entanto, alerta aos hospitais e clínicas conveniadas que as cirurgias eletivas devem ser suspensas até que a recomposição do quadro de responsabilidade técnica seja efetivada”, diz a nota da Fundação.

A Unidade da Fundação Hemominas de Patos de Minas conta com cerca de 800 doadores por mês e atende hospitais e clínicas de 33 municípios do Alto Parnaíba e Noroeste Mineiro, fornecendo sangue, hemoderivados e atendimento a pacientes. “Os pacientes de coagulopatias, hemoglobinopatias e para procedimentos transfusionais de Patos de Minas serão encaminhados para atendimentos dentro da rede municipal do Sistema Único de Saúde”, conclui a Fundação Hemominas.

Autor: Maurício Rocha