São coletados do doador entre 400 e 450ml de sangue.

A temperatura começa a cair e com ela o número de doadores de sangue na cidade. O Hemocentro de Patos de Minas registra nessa época do ano uma queda de mais de 50% no número de doadores. Uma situação bastante preocupante.

A captadora de doadores Dagmar Martinélia acredita que essa queda seja consequência das baixar temperaturas fazendo com que o número de pessoas resfriadas aumente, impossibilitando assim a doação de sangue.

São coletados do paciente entre 400 e 450ml de sangue o que representa menos de 8% do total, ou seja, não faz falta para o doador mas faz toda diferença para a pessoa que precisa. Após a doação de sangue o paciente pode exercer suas atividades normais lembrando que não pode fazer exercícios físicos ou pegar peso.

Para doar sangue o paciente precisa dispor de boa saúde, pesar mais de 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos. O doador também não pode ter contraído o vírus da Hepatite após onze anos de idade, dormir no mínimo seis horas na noite anterior a doação e não é necessário o jejum. Apenas evitar comidas muito gordurosas.

Junto com a doação de sangue também é colhida uma amostra do sangue do doador para testes específicos como tipo sanguíneo e fator RH. Exames de doenças como sífilis, doença de chagas, hepatite e exame de HIV também são realizados e em trinta dias o doador pode ter acesso ao resultado desses exames.

É preciso ficar atento, pois o Homem pode doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de sessenta dias entre uma doação e outra. Já a mulher pode doar três vezes ao ano com intervalo mínimo de noventa dias. No caso da mulher, vale ressaltar, que não se pode doar sangue gestante ou amamentando.

Dagma conta que toda primeira segunda-feira de todo mês o hemocentro funciona em um horário extra para atender aos doadores de 17h até 19h. Na próxima segunda -feira (15), também será coletado sangue neste mesmo horário.

Além de várias campanhas o Hemocentro trabalha com diversas parcerias a fim de minimizar essa queda no número de doações. O Hemocentro de Patos de Minas fica localizado na rua Major Gote, ao lado do Hospital Regional e funciona de 07:00h às 11:00h.

Autor: Maurício Fernandes