349669 2216 Ok
Cemil 2017
Postado em 08/05/2017
Compartilhe:

Hemocentro de Patos de Minas registra queda de 50% no número de doações de sangue

O Hemocentro de Patos de Minas registra nessa época do ano uma queda de mais de 50% no número de doadores.

São coletados do doador entre 400 e 450ml de sangue.

A temperatura começa a cair e com ela o número de doadores de sangue na cidade. O Hemocentro de Patos de Minas registra nessa época do ano uma queda de mais de 50% no número de doadores. Uma situação bastante preocupante.

A captadora de doadores Dagmar Martinélia acredita que essa queda seja consequência das baixar temperaturas fazendo com que o número de pessoas resfriadas aumente, impossibilitando assim a doação de sangue.

São coletados do paciente entre 400 e 450ml de sangue o que representa menos de 8% do total, ou seja, não faz falta para o doador mas faz toda diferença para a pessoa que precisa. Após a doação de sangue o paciente pode exercer suas atividades normais lembrando que não pode fazer exercícios físicos ou pegar peso.

Para doar sangue o paciente precisa dispor de boa saúde, pesar mais de 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos. O doador também não pode ter contraído o vírus da Hepatite após onze anos de idade, dormir no mínimo seis horas na noite anterior a doação e não é necessário o jejum. Apenas evitar comidas muito gordurosas.

Junto com a doação de sangue também é colhida uma amostra do sangue do doador para testes específicos como tipo sanguíneo e fator RH. Exames de doenças como sífilis, doença de chagas, hepatite e exame de HIV também são realizados e em trinta dias o doador pode ter acesso ao resultado desses exames.

É preciso ficar atento, pois o Homem pode doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de sessenta dias entre uma doação e outra. Já a mulher pode doar três vezes ao ano com intervalo mínimo de noventa dias. No caso da mulher, vale ressaltar, que não se pode doar sangue gestante ou amamentando.

Dagma conta que toda primeira segunda-feira de todo mês o hemocentro funciona em um horário extra para atender aos doadores de 17h até 19h. Na próxima segunda -feira (15), também será coletado sangue neste mesmo horário.

Além de várias campanhas o Hemocentro trabalha com diversas parcerias a fim de minimizar essa queda no número de doações. O Hemocentro de Patos de Minas fica localizado na rua Major Gote, ao lado do Hospital Regional e funciona de 07:00h às 11:00h.

Imagens atualizado em 08/05/2017 • 9 fotos

Autor: Maurício Fernandes

Nego Duro - Rodapé Notícias
Postado em 08/05/2017
Compartilhe:

7 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Gay com orgulho porém triste com o Hemocentro | 2 semanas, 3 dias atrás

    Esses Hemocentros são uma vergonha! Não aceitam o sangue de homossexuais e depois reclamam da escassez de doadores. Ah, me poupe! Bando de hipócritas! Isso sim! Gays são pessoas muito solidárias, mas essa burocracia ridícula e nojenta nos impede de tal contribuição, ou seja, o meu sangue não terá nunca e de uma booooa parte da população diga-se de passagem. Os gays tão dominando o mundo. Ou dão um jeito de aceitaram os nossos sangues, ou então ficarão sem. Beijos e passar bem, hipócritas e preconceituosos! Não sabia que sangue tinha gênero nao e que pra salvar vidas precisava de ser sangue heterossexual. Kkkkkk só rindo!

    1 5 Responder

  • Tentativa | 2 semanas, 3 dias atrás

    Fiquei indignada pelo fato de ter tentado fazer meu cadastro e não conseguir a moça teve a coragem de me falar que não fazia mais cadastro após 11:00 sendo que eu cheguei às 11:20 onde um núcleo que tanto necessita não podia atender pelo motivo de não estar dentro do horário! Uma vergonha

    1 4 Responder

  • maria | 2 semanas, 3 dias atrás

    Já fui pra doar, mas não conseguiram pegar minha veia. sempre tive vontade, vou tentar de novo.

    2 1 Responder

  • 100% Truvão azul | 2 semanas, 3 dias atrás

    linda essa doadora ai de blusa marrom....alem de linda e caridosa

    2 3 Responder

    D.F - 2 semanas, 3 dias atrás

    Verdade. Muito gata

    0 3

  • Biba | 2 semanas, 3 dias atrás

    Na sala de doação só vi mulheres. e os homens esperando lado de fora. ou não podem entra juntos ? estranho.

    2 3 Responder

    Ribeiro - 2 semanas, 3 dias atrás

    Podem entrar sim, foi apenas uma coincidência! Entram por ordem de chegada, filtragem etc...

    3 0