A greve dos profissionais da educação da rede estadual já atinge várias escolas de Patos de Minas e região. Duas delas estão completamente sem aula. Nesta semana, a Escola Estadual Marcolino de Barros e Escola Estadual Guiomar de Melo não tiveram aula. Outras instituições tiveram adesão parcial dos profissionais.

O Patos Hoje foi conferir nesta terça-feira (18) como está a greve na Capital do Milho. Na Escola Marcolino de Barros, os profissionais dos três turnos aderiram à greve e não haverá aula nos próximos dias. Cartazes informando sobre a greve foram afixados na frente da escola. Os profissionais cobram que o governo pague o piso nacional da educação que é uma Lei Federal. São cerca de 80 profissionais paralisados na instituição.

Além da Escola Marcolino, o coordenador da sub-sede do SIND-UTE em Patos de Minas, Ricardo Barreto, informou que a Escola Estadual Guiomar de Melo também está completamente parada. Outras escolas aderiram parcialmente, como E.E Monsenhor Fleury que teve adesão de 12 profissionais no primeiro turno e na Escola Normal outros 16 profissionais.

Outros servidores também aderiram em outras escolas na cidade. Na região, profissionais também estão aderindo à paralisação. O coordenador do movimento considerou a greve como “forte e crescente”. No estado de Minas Gerais, milhares de estudantes estão sem aula.

Entre as reivindicações da categoria, está o pagamento de todo 13° salário de 2019 (30% da classe ainda não foi contemplada com o benefício), a aplicação do mínimo de 25% dos recursos tributários do estado na educação e o pagamento do piso nacional dos professores. Além disso, os funcionários pedem isonomia de tratamento por parte do governo de Minas.