Hospital Regional Antônio Dias está em reforma. A previsão de término é 02 de junho de 2020.

O Governo de Minas Gerais enviou uma nota nessa segunda-feira (14) tratando sobre a polêmica “privatização” do Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas. A nota afirma que há um estudo para verificar a viabilidade de uma Organização Social administrar a unidade. Não há informação sobre que organização seria esta.

De acordo com a informação, o Governo de Minas Gerais apresentou, em audiência pública realizada no dia 28 de agosto, na Assembleia Legislativa, uma proposta para implantar organizações sociais nas unidades hospitalares da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), com a presença de servidores e da sociedade civil.

A nota esclareceu que a proposta não trata de privatização das unidades, mas sim de um contrato de gestão embasado na lei estadual nº 23.081, de 2018, em que os direitos dos servidores da Fhemig e dos usuários do SUS seriam mantidos integralmente. Por fim, nota diz que existe um estudo em andamento para definir a viabilidade deste modelo, visando à melhoria da assistência aos usuários do SUS, além do uso sustentável dos recursos públicos.

Na informação, não se fala como seria escolhida a Organização Social que administraria o Hospital Regional, nem quem seria o diretor da unidade. Os servidores que vêm se mobilizando junto com a sociedade para que isso não ocorra temem que a situação cause prejuízos no atendimento à saúde, como ocorreu no Hospital São Lucas.

A reforma no prédio do Hospital Regional foi orçada no valor de R$698.899,00 e a previsão de término é 02 de junho de 2020.