Os equipamentos são principalmente para as secretarias das escolas.

As Escolas Estaduais de Patos de Minas e região terão melhores condições de trabalho. O Governo de Minas Gerais está concluindo a instalação de centenas de computadores nas escolas da região. Os equipamentos são principalmente para as secretarias das escolas.

Nas escolas estaduais de Patos de Minas, praticamente todas já receberam os novos computadores. Para a região, serão 602 computadores, sendo que, nesta etapa, as máquinas irão equipar as secretarias das escolas. “São 65 escolas em 14 municípios”, informou.

Fabiano Alves, do suporte técnico e pedagógico da Superintendência Regional de Ensino, informou que faltam apenas algumas escolas na cidade para receberem os equipamentos. “Elas receberam em média de de 4 a 6 computadores”, afirmou.

A coordenadora do programa, Andréia Pereira, também destacou que as escolas estão recebendo uma impressora monocromática que chega a imprimir 80 páginas por minuto, além de um projetor multimídia de última geração, capaz de projetar através da internet, smartphone etc.

Ele explicou que os computadores foram enviados de acordo com o senso escolar e com as necessidades informadas por cada unidade escolar. “Algumas escolas, por exemplo, receberam computadores também para o laboratório de informática”, contou.

Os computadores serão usados pelos servidores para auxiliar na administração das escolas, contribuir para a realização de matrículas de alunos, confecção de históricos e declarações. “Neles, foi armazenada toda a vida escolar dos estudantes”, afirmou Márcio Milano, diretor da Escola Agrícola.

O diretor destacou que a escola recebeu 4 computadores e eles já estão em pleno funcionamento. “Um foi instalado na administração e outros 3 na secretaria”, informou. Ele ressaltou a importância dos equipamentos para a instituição.

Os computadores antigos foram doados para outros setores. Segundo Fabiano, alguns foram encaminhados para Polícia Militar, outros foram para laboratórios de informática. A Escola Professora Elza Carneiro Franco, Polivalente, onde funciona a impressão de livros em braile, também recebeu alguns.

Autor: Farley Rocha