Governador Romeu Zema.

O Estado de Minas Gerais não vem tendo boas notícias no início do ano. Além de sofrer um desastre com o rompimento de uma barragem da Mineradora Vale, as finanças continuam em estado de falência. Nem o desbloqueio de R$ 443,3 milhões das contas do Estado feito pelo STF no início do ano parece ter aliviado o caixa de MG.

Toda a sociedade mineira vem sofrendo e com os servidores estaduais a situação é ainda mais severa. Profissionais da saúde, segurança, da educação e diversas outras áreas ainda não receberam o 13º salário referente a 2018. E o pagamento não virá de forma integral. O Governador Romeu Zema anunciou que serão 11 parcelas.

O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (28, nas redes sociais do Governador. O estado possui 371.786 servidores ativos, 256.081 inativos e 52.000 pensionistas, totalizando 679.867. As parcelas serão depositadas no primeiro dia útil após o dia 20 de cada mês, a começar em fevereiro.

Romeu Zema disse que foram estudadas todas as possibilidades para pagar o 13° salário e destacou que vai continuar trabalhando para tirar Minas do vermelho. R$308 milhões dos recursos desbloqueados foram repassados para os municípios.