Gerência epidemiológica diz que macaco recolhido em Patos de Minas não estava com febre amarela

A nota destaca que os testes para Febre Amarela são feitos apenas em animais mortos e que a população não deve capturar animais vivos.

publicado em 24/01/2018, por Farley Rocha


 Prefeitura Municipal de Patos de Minas (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas enviou uma nota na tarde desta quarta-feira (24) informando que o macaco recolhido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses não apresentava febre amarela. A nota diz que o animal já foi solto na natureza.

A nota destaca que os testes para Febre Amarela são feitos apenas em animais mortos e que a população não deve capturar animais vivos. Reforçou também que, quem não se imunizou ou não tem como comprovar que já tomou a dose da vacina deverá procurar os postos de saúde.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Elizaine Bicalho, gerente da Vigilância Epidemiológica do Município de Patos de Minas, ressaltou que na região não houve ainda casos da doença. Ela também informou que as salas de vacina nos postos funcionam das 8h00 às 16h00. E uma dose da vacina já confere imunização de até 95% para toda a vida.   

Nessa terça-feira (23), o Coordenador da Defesa Civil em Patos de Minas havia informado que um macaco foi encontrado bastante debilitado no Bairro Nossa Senhora de Fátima. O animal havia sido recolhido e levado para Centro de Controle de Zoonoses para ser feita uma avaliação. Havia a suspeita de febre amarela. Moradores disseram que outro macaco foi encontrado morto próximo ao local.

Em Minas Gerais, de dezembro até o momento, já foram registradas 25 mortes por febre amarela, sendo que em menos de uma semana, o número de óbitos provocados pela doença aumentou 66%, de 15 para 25, de acordo com boletim divulgado na terça-feira (23) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O governador Fernando Pimentel declarou Situação de Emergência em Saúde Pública Regional.

Clique aqui e se informe sobre os locais de vacinação na cidade de Patos de Minas.

Confira a nota:

“A Prefeitura de Patos de Minas, através da Gerência de Vigilância Epidemiológica, esclarece que o macaco capturado no dia 20 de janeiro pelo Corpo de Bombeiros, já foi liberado e que ele não apresentou nenhum sinal ou sintoma de febre amarela.

Nesta quarta-feira (24), após autorização da veterinária da Superintendência Regional de Saúde, ele foi liberado e devolvido à natureza. A gerência esclarece ainda que os testes para Febre Amarela são feitos apenas em animais mortos e que a população não deve capturar animais vivos.

Informa também que não há nenhum registro de caso suspeito de febre amarela no Município e que o calendário de vacinação mudou, sendo preconizado pelo Ministério da Saúde que apenas uma dose é suficiente para a imunização, não sendo necessário que haja o reforço.

Comunica ainda que Patos de Minas já chegou a 85% da população vacinada contra a Febre Amarela e que, quem não se imunizou ou não tem como comprovar que já tomou a dose da vacina deverá procurar os postos de saúde.

Atenciosamente,

Gerência de Vigilância Epidemiológica”

Autor: Farley Rocha Postado em 24/01/2018
Compartilhe:

16 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Verruga | 1 ano, 10 meses atrás

    Será que esgoto a céu aberto como te na beira do rio pode trazer a febre amarela ou essa carniça do corrego do monjolo ??????????

    2 0 Responder

  • Vet | 1 ano, 10 meses atrás

    O sangue do animal vivo suspeito da patologia deve ser colhido e armazenado adequadamente e enviado para análise conforme o Manual de Epizootias do governo.

    5 0 Responder

    Zoo - 1 ano, 10 meses atrás

    Precisa não. A prefeitura descobriu um jeito novo. É só olhar pro macaco e fazer o diagnóstico. Só no olho! Esse povo da prefeitura são os mais adiantados do mundo. Nova forma de descobrir febre amarela de graça. Resolveram o problema do Brasil. kkkkkkkkkkkk

    3 0

  • Dúvidas | 1 ano, 10 meses atrás

    O povo fica de olho esse povo da prefeitura sei não .

    5 0 Responder

  • Tá faltando até juízo nesse povo! | 1 ano, 10 meses atrás

    Essa prefeitura pode dar baixa na escrita e fechar as portas. Cada nota mais esquisita do que a outra. Estão todos perdidos lá pelo jeito. Aonde fomos amarrar os nossos burros! Que povo fraco. Todo dia tem uma coisa da prefeitura que deixa claro falta de administração. Achar que um animal tem febre amarela ou não sem fazer exame é, no mínimo, uma imbecilidade total. Pergunte isso a qualquer epidemiologista pra ver a resposta! Ah, credo! Aguentar essa "administração" tá osso viu!

    4 1 Responder

  • doutor edilson | 1 ano, 10 meses atrás

    próximo !!! :+1:

    0 1 Responder

  • painho | 1 ano, 10 meses atrás

    Bem, não sou veterinária mas acho que esse bichinho deveria ter ficado pelo menos uma semana de observação para que pudêssemos ter mais segurança, pois um cão com suspeita de raiva fica em observação por alguns dias ou ate semanas. Espero que esta analise de ter soltado o bichinho não traga consequências que a comunidade não esteja preparada e que nem se abafem o caso como estamos acostumados em ver por ai.

    2 0 Responder

    eu - 1 ano, 10 meses atrás

    o macaco nao trasmite febre amarela , veterinaria de meia tigela estude mais.

    0 1

  • Mãe Diná | 1 ano, 10 meses atrás

    Mãe Diná falou tá falado. Macaco com febre amarela a gente vê só de olhar. Não precisa de exames. Que manota desse povo. Será que sabem o que ciência?

    4 2 Responder

  • Seu Peru | 1 ano, 10 meses atrás

    Eu não confio no que esse povo da saúde fala de jeito nenhum. Tudo orientado pra falar o que interessa ao povo do governo. E governo nunca pensa em bem de população coisa nenhuma. Essa é a verdade!

    2 0 Responder

  • Pirilampo | 1 ano, 10 meses atrás

    Realmente o que esse macaco tinha era "febre negra", porque morreu de fome mesmo.

    1 1 Responder

  • Zé dos Pato | 1 ano, 10 meses atrás

    Vamos rezar para que a febre amarela urbana, que está sumida a anos, não volte, se ela voltar estamos perdidos!

    2 0 Responder

carregar mais comentários