Moradores dos bairros Santa Luzia, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida e São José Operário continuam sofrendo com o despejo de esgoto in natura nas águas do Rio Paranaíba. Além da poluição, o mau cheiro traz incômodo para quem reside nas proximidades das margens do rio e eles cobram providências.

O vídeo gravado recentemente mostra uma grande quantidade de esgoto sendo lançado nas águas do Rio Paranaíba. A maior quantidade está lançada em uma galeria que foi construída somente para escoar o excedente de água da Lagoa Grande. Teoricamente, a tubulação não poderia conter esgoto e sim água limpa, das chuvas e da Lagoa.

O mau cheiro do local incomoda os moradores que cobram providencias. Com a grande quantidade de esgoto sendo lançado no local, eles põem em dúvida a afirmação da Copasa de que 80% do esgoto produzido em Patos de Minas esteja sendo tratado.  Sofrendo com a poluição, eles questionam mais uma vez a cobrança da Tarifa de Esgoto.

Segundo o presidente do Cima, Ivanildo Alves, a galeria construída para escoar o excedente de água da Lagoa Grande não deveria conter esgoto. Segundo ele, a poluição pode estar sendo causada por ligações clandestinas ou autorizadas pela própria Prefeitura e pela Copasa. Ela afirma que os dois órgãos são obrigados a resolver a questão.

Ivanildo explicou que a galeria é bem grande e permite uma fácil investigação para saber de onde está surgindo o esgoto para solucionar o problema.

Em nota, a Copasa informou que irá detectar e retirar ligações irregulares de esgoto conectadas em redes de drenagem pluvial. A companhia afirma que implantará novas redes coletoras de esgoto em Patos de Minas, com a previsão para conclusão das obras até o fim de 2019, ampliando de 80% para 100% o tratamento de todo o esgoto coletado no município.

“A Copasa esclarece que desde janeiro de 2018, vem trabalhando na implantação de estruturas responsáveis pelo transporte do esgoto: construção de seis novas estações elevatórias e a execução de mais de 23 km de redes coletoras e interceptores, entre outras intervenções, além de novas ligações prediais de esgoto”, diz a nota.