O GAECO - Grupo de Atuações Especiais contra o Crime Organizado e a Polícia Militar realizam na manhã desta sexta-feira (14), a "Operação Volantes" que visa combater assaltos a bancos e empresas de valores com explosões de agências e carros fortes. Estão sendo cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão.

A operação teve início há cerca de 05 (cinco) meses devido a duas ações do grupo em cidades na área da 10ª Região da Polícia Militar para combater a Organização Criminosa que atua em explosões de caixas eletrônicos, homicídios e tráfico de drogas - práticas terroristas que resultam em disparos de armas de alta potência em via pública, contra agentes de segurança e quartéis em diversos Estados do Brasil.  Foram detectadas ações da organização criminosa em Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Durante as investigações ocorreram diversas intervenções, que além de resultarem na produção de farto conteúdo probatório, possibilitaram ações de controle e prevenção, reduzindo a zero a incidência dos eventos de explosões à caixas eletrônicos na 10 Região da Polícia Militar nos últimos meses – área de atuação do GAECO Patos de Minas.

Ao deflagrar a "Operação Volante" nesta sexta-feira (14), o Gaeco e a Polícia Militar utilizam a força de mais de 150 homens para cumprir os quase 70 mandados de prisão e de busca e apreensão contra os envolvidos na Organização Criminosa. A expectativa do GAECO Patos de Minas com a desarticulação desta Organização Criminosa é que o número de eventos de explosões de agências bancárias e carros fortes reduza drasticamente no Triângulo Mineiro, São Paulo, Sul de Goiás e Alto Paranaíba.

O cumprimento conta com o esforço do Poder Judiciário da Comarca de Preside Olegário, de dois Promotores de Justiça, diversos serventuário do Ministério Público de Minas Gerais e com o emprego operacional na sua quase totalidade por parte da 9ª Região da Polícia Militar de Uberlândia e em parte pela 10ª Região da Polícia Militar. Ainda nesta manhã, o promotor Paulo César de Freitas e comando da Polícia farão entrevista coletiva para dar detalhes da Operação.