Uma funerária informou que recebeu durante o fim de semana 73 corpos de moradores da região metropolitana de BH.

A Polícia Militar registrou no final da noite desse domingo (22) uma ocorrência que vem causando espanto aos moradores. Uma funerária informou que recebeu durante o fim de semana 73 corpos de moradores da região metropolitana de Belo Horizonte, sendo que a maioria dos mortos estavam com sintomas da COVID-19. A ocorrência foi encaminhada para o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar em Belo Horizonte. Importante ressaltar que oficialmente não há morte devido à COVID-19 em Minas Gerais.

O Patos Hoje teve acesso à ocorrência policial que foi registrada por volta das 21h47, na Rua Oscar Negrão  de Lima, Bairro Nova Gameleira, Belo Horizonte. De acordo com a ocorrência policial, durante patrulhamento, a guarnição recebeu uma denúncia anônima relatando que no estabelecimento denominado funerária "Grupo Zelo", estariam chegando vários corpos, cerca de 41 cadáveres oriundos de diversas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, em um intervalo de 48 horas, e que a maioria dos mortos teria sido diagnosticada com sintomas da COVID-19. Nesse local, estariam cerca de 15 alunos estagiários do curso de tanatologia realizando estudos nos diversos cadáveres.

De posse dessa informação, os policiais imediatamente foram para o local onde foram recebidos pelo gerente do estabelecimento, que ao tomar conhecimento da denúncia passou a relatar que de fato o estabelecimento tem recebido uma quantidade muito elevada de corpos, cuja causa-morte chamou sua atenção e de seus funcionários, pois a maioria das declarações de óbito diagnosticou "insuficiência respiratória aguda", "pneumonia crônica", "pneumonia aspirativa", etc, e todos com faixa etária entre 50 a 90 anos de idade, somente uma pessoa com idade de 49 anos. Ele relatou também que esses corpos são oriundos de diversas cidades: BH, Contagem, Betim, Matozinhos, Sete Lagoas, e um caso no hospital da Polícia Militar – HPM.

A fim de dirimir dúvidas sobre o quantitativo mencionado na denúncia acima, o gerente alegou que, desde a última sexta-feira (20) até o referido horário, teria dado entrada na funerária cerca de 73 cadáveres, quantitativo extremamente elevado para a rotina daquele estabelecimento, e que desde os 30 anos de sua profissão não se recorda de tamanha quantidade nesse pequeno intervalo de tempo.

Messe momento, o gerente passou a conferir todas as declarações de óbitos recebidas nas últimas 72 horas sendo apurado a quantidade de 23 casos de falecimento com os diagnósticos descritos anteriormente, e que teria recebido recentemente um caso na cidade de Betim, cujo laudo médico descreve "vigência da pandemia covid-19", conforme registro na declaração de óbito. Porém esse cadáver permaneceu na empresa filial naquela cidade, sendo orientado que após a preparação do corpo deveria ser encaminhado diretamente ao cemitério, para sepultamento.

Quanto à presença dos alunos estagiários no local, o gerente alegou que o fato teria sido mais cedo, e que em razão dos riscos de contágio, todos foram liberados. Foram anexados na ocorrência os números das certidões de óbito dos cadáveres que deram entrada na funerária. Jornais de Belo Horizonte publicaram a informação contida na ocorrência, mas a Polícia Militar antecipou que há inconsistência em alguns dados. A Funerária deve emitir uma nota para explicar a situação. É importante ressaltar que em Minas Gerais há 83 casos confirmados oficialmente e nem um óbito devido à COVID-19. Outros 7273 casos continuam sendo investigados no Estado Mineiro. A Secretaria de Estado de Saúde também está avaliando as informações.