A reunião contou com dezenas de pessoas portadoras de câncer e pessoas que acompanham pacientes.

Boa notícia para as pessoas portadoras de câncer em Patos de Minas e região. Em reunião na tarde dessa terça-feira (02), a Fundação Pró-Curar-Se anunciou que iniciará um serviço de transporte de pacientes para tratamento no Hospital do Câncer de Barretos. A entidade oferece apoio aos portadores de câncer que fazem tratamento em Patos de Minas, mas atendimento que é feito pelo SUS na cidade tem deixado a desejar.

A reunião contou com dezenas de pessoas portadoras de câncer e pessoas que acompanham pacientes até a cidade paulista. De acordo com a presidente da fundação, Maria das Dores, essa é uma iniciativa que irá auxiliar as pessoas nessa fase tão complicada da vida que é enfrentar o câncer. “Nós ganhamos uma van para transportar pessoas daqui para a clínica oncológica e como não está tendo esse serviço, ela não pode ficar aqui parada. Vamos ajudar as pessoas que precisam de tratamento e não estão encontrando aqui na cidade”.

Segundo ela, as pessoas não estão tendo outra saída a não ser procurar tratamento fora, uma vez que a clínica oncológica está passando por dificuldades com a atual administração do Hospital São Lucas. “Nós sentimos a necessidade de fazer esse trabalho pois são muitas as pessoas que não possuem condições de arcar com uma viajem dessas e não estão encontrando tratamento adequado aqui na cidade”.

Em princípio, o transporte da Fundação Pró-Curar-Se  fará viagens semanais. Segundo Maria das Dores, atualmente mais de 65 pessoas já estão cadastradas para receber medicações no Hospital do Câncer de Barretos.  Para as famílias que enfrentam o câncer em Patos de Minas e que precisam do tratamento, as viagens oferecidas pela Fundação vieram em boa hora.

Edson Luiz, que acompanha o pai na luta contra o câncer,  disse que precisou ir à Barretos por conta própria pois não encontrou em Patos de Minas um suporte para fazer a viagem. “Eu sou acompanhante do meu pai. Se eu fosse ficar esperando a Prefeitura ou a Secretaria de Saúde, ele estaria morto agora. Precisei arcar com todas as despesas e, graças a Deus, ele está se curando agora”, disse.

Segundo Maria das Dores, as viagens começarão a partir do dia 13 de Abril. “As pessoas que chegarem aqui irão passar por uma triagem e será feito um cadastro. Ao percebermos que ela se inclui no quesito principal que é a baixa renda, nós iremos inclui-la nas viagens”. As pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre esse novo projeto da Fundação Pró-Curar-Se podem entrar em contato no telefone 3814-4545.