A manifestação acontece na tarde desta sexta-feira (20).

Funcionários do Hospital São Lucas fizeram uma manifestação na tarde desta sexta-feira (20). Sem receber o 13º Salário, eles foram surpreendidos por um comunicado informando que o abono natalino será parcelado em seis vezes. A direção do Hospital diz que não tem recursos para pagar o benefício.

O Hospital São Lucas é o único hospital particular a receber pacientes através do Sistema Único de Saúde. Serviços de alta complexidade como oncologia e hemodiálise são oferecidos a pacientes carentes de toda a região. Mas há alguns anos, o Hospital vem enfrentando problemas financeiros.

No protesto desta sexta-feira, os funcionários reclamaram de atrasos no pagamento do vale alimentação e nos depósitos de FGTS. O 13º salário que deveria ser quitado hoje também não foi pago. O comunicado de que o abono natalino será parcelado gerou o maior descontentamento dos funcionários.

A Janine disse que já começa a passar dificuldades em casa até para alimentar a família. “A gente pretende fazer uma mobilização geral e ver o que acontece”, disse Hélia Cristina. Ela afirmou, no entanto, que os funcionários vão continuar trabalhando para não prejudicar o atendimento dos pacientes que estão internados.

A atual direção do Hospital São Lucas informou que pegou a administração em situação precária e que está tentando por a casa em ordem, mas que não tem recursos para pagar de forma integral o 13º salário dos funcionários. Nos últimos dias,  o Hospital tentou fazer o adiantamento de recursos junto ao poder público, mas não conseguiu, não restando outra alternativa senão parcelar benefício natalino.