Diversas viaturas da Polícia Militar davam suporte para uma verdadeira frota de carros-fortes.

Quem passou pela rua Major Gote na tarde dessa terça-feira (02) foi surpreendido por uma forte esquema de segurança. Diversas viaturas da Polícia Militar davam suporte para uma verdadeira frota de carros-fortes transportar sacos de dinheiro. A movimentação em frente à agência central do Banco do Brasil atraiu a curiosidade de muita gente.

O trânsito na rua Major Gote, a mais movimentada via de Patos de Minas, foi interrompido enquanto os seguranças dos carros-fortes descarregavam sacos e mais sacos de dinheiro. O aparato de vigilantes e policiais fortemente armados evitava que qualquer pessoa mal intencionada se aproximasse do local.

Brincadeiras com a grande quantidade de dinheiro que chegava à agência foram invitáveis. “Queria só um saco de dinheiro daquele”, brincou o pedestre. O valor exato que havia nos carros-fortes e mesmo se era muito ou pouco dinheiro, no entanto, ficou no campo das suposições. Esta é uma formação guardada em sigilo absoluto.

Mas o certo é que o cofre do Banco do Brasil é o lugar com maior volume de dinheiro. O local funciona como uma espécie de depósito para todas as outras agências da cidade. Segundo um bancário que conversou com o Patos Hoje, por força de lei, as agências bancárias são obrigadas a enviar o dinheiro excedente para a agência central do banco do Brasil.

Esta movimentação acontece diariamente. Quando a agência precisa de dinheiro, solicita o carro-forte que busca a quantia solicitada no cofre do Banco do Brasil. “Antigamente era o própria funcionário que fazia essa retirada em um malote, mas hoje, por questões de segurança, esse serviço é feito por carros-fortes”, explicou.

Isso explica também a grande movimentação e a segurança reforçada em frente ao Banco do Brasil no início do mês. Por guardar um volume maior de dinheiro é lá também que está o maior esquema de segurança. Mesmo assim já teve gente tentando assaltar a agência. Em 2015, três homens foram flagrados no interior do banco. O Patos Hoje mostrou a prisão em flagrante.