A Cooperativa dos Comerciantes de Carnes de Patos de Minas finalmente conseguiu obter a liberação que faltava para começar a construção do Frigopatos. A Supram – Superintendência Regional de Meio Ambiente – concedeu licença ambiental esta semana para que a execução do projeto possa acontecer. As obras devem começar ainda no primeiro semestre deste ano.

Segundo o superintende da Cooperativa, José Zacarias Nunes, o projeto já tinha licença previa e faltava a licença ambiental para dar início ao Projeto. Ele explicou que, com a autorização da Supram, a Cooperativa pode dar andamento à captação dos recursos junto ao BNDES para a realização da obra. A construção do Frigopatos vai custar R$ 14 milhões.

A obra era para ter sido iniciada no ano passado. O terreno localizado às margens da estrada que liga Patos de Minas ao distrito de Alagoas, a apenas alguns quilômetros do perímetro urbano, já está preparado. Mas a demora para conseguir as autorizações necessárias para a execução do projeto atrasaram o início das obras.

Agora, com todas as licenças liberadas, o Frigopatos finalmente deverá sair do papel. Segundo José Zacarias, a intenção é dar início às obras ainda no primeiro semestre, possivelmente no mês de maio. A expectativa é de que o projeto seja concluído em um prazo de apenas 18 meses.

Zacarias informou que, mesmo antes de iniciar as obras, o projeto estava sendo executado. Segundo ele, o trabalho de terraplanagem do terreno já está pronto, assim como a drenagem e a energia elétrica. Além disso, os equipamentos de câmeras frias e de processamento de carnes já foram negociados.

O superintendente explicou que o Frigopatos terá capacidade para abater até 2 mil animais por semana, oferecendo carne de melhor qualidade para o consumidor e com menor custo. Além disso, o Frigorífico vai contribuir para acabar com o abate clandestino na região de Patos de Minas.