Catracas foram instaladas e as pessoas deverão fazer um cadastro para acessar o prédio.

Já está funcionando em caráter experimental no Fórum Olympio Borges de Patos de Minas, um novo esquema de segurança para quem for entrar no local. Catracas foram instaladas e as pessoas deverão fazer um cadastro para acessar o prédio, além de passar por detectores de metais logo na entrada. A medida vem de uma portaria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais assinada pelo Desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes e pelo Corregedor-Geral de Justiça o Desembargador Antônio Sérvulo dos Santos.

Com as mudanças impostas pela portaria, a pessoa que se dirigir ao Fórum terá que apresentar uma documentação com foto, além de preencher um cadastro. De acordo com o Diretor do Foro da Comarca de Patos de Minas Joamar Gomes Vieira Nunes, esse procedimento tem como objetivo garantir a segurança das pessoas que frequentam o local, uma vez que a maioria delas vai ali para resolver algum tipo de conflito.

De acordo com a Portaria do Tribunal de Justiça de 21 de Julho de 2015, não poderá entrar no local pessoas utilizando capacete, boné, chapéu ou qualquer outro artifício que possa dificultar a identificação visual. E também pessoas acompanhadas de algum tipo de animal, com exceção de deficientes visuais que necessitam estar acompanhados de um cão-guia.  O juiz Joamar Gomes explicou que um local será criado para que as pessoas possam deixar os seus pertences enquanto permanecem no interior do Fórum.

“Nós vamos criar um local para instalar armários onde as pessoas poderão depositar seus capacetes e outros pertences que por ventura não estejam de acordo com a portaria. As vezes, dependendo da situação, um capacete pode se tornar uma arma na mão de alguma pessoa. O ambiente do fórum é bastante delicado e nós não podemos deixar de evitar esse tipo de situação”, afirmou.

Joamar ainda explica que as pessoas deverão comparecer ao local usando trajes adequados.  “Nós pedimos para que as pessoas se vistam adequadamente para vir ao Fórum, mas nós não podemos discriminar também, uma vez que não sabemos a real situação de vida daquela pessoa. As vezes, ela está de bermuda pelo fato de ter sido acometido por algum acidente ou algo similar, as vezes ela está de chinelo porque talvez aquele seja o único calçado que ela possui, então é necessário que haja um diálogo para esse tipo de situação”, concluiu.

As medidas que já funcionam em caráter experimental começarão a vigorar a partir do próximo dia 02 de Julho.