132 jovens que concluíram as etapas do serviço militar obrigatório receberam o certificado de conclusão.

Autoridades civis e militares participaram na manhã deste domingo (27) em Patos de Minas  da formatura da turma de 2016 do Tiro de Guerra 04013. 132 jovens que concluíram as etapas do serviço militar obrigatório receberam o certificado de conclusão. O serviço militar é obrigatório no Brasil para os jovens do sexo masculino.

São sete meses de serviço militar, aprendendo não apenas técnicas militares e de defesa terrestre, mas principalmente noções de civismo e cidadania. O Tiro de Guerra permite que os jovens conciliem o cumprimento do serviço militar obrigatório com as rotinas do dia-a-dia, como trabalho, estudo e convívio familiar.

Com 70 anos de criação recém comemorados, o Tiro de Guerra 03013 é um patrimônio da comunidade patense.  Os ensinamentos oferecidos aos jovens não só atende eventuais convocações em caso de decretação da Mobilização Nacional, mas também contribuem com a formação de cidadãos mais conscientes. Além disso, em Patos de Minas, o Tiro de Guerra participa da vida da comunidade, realizando campanhas e atuando em casos de calamidade.

Durante a solenidade de formatura da turma de 2016 na manhã deste domingo, os atiradores que se destacaram receberam homenagens. Após receberem o certificado de reservista, os jovens que passaram pelo Tiro de Guerra permanecem com disponibilidade para atender eventuais chamados do Exército Brasileiro pelo prazo de 5 anos.

Autor: Maurício Rocha