Na avenida J.K, o trabalho realizado por voluntários e servidores públicos foi apenas educativo.

O anúncio feito pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas de que haveria restrições para entrar na cidade a partir desta quarta-feira (10) não aconteceu durante esta manhã. Na principal entrada da cidade, na avenida J.K, o trabalho realizado por voluntários e servidores públicos foi apenas educativo. O mesmo aconteceu em outras entradas da cidade.

O tráfego de veículos é controlado por agentes de trânsito. Eles fazem uma seleção de quem pode seguir direto e daqueles que serão parados na barreira. A grande maioria dos carros com placas de Patos de Minas, veículos de transporte de carga e de passageiros e aqueles que atuam em serviços essenciais como viaturas e ambulâncias são orientados a seguir direto.

Aqueles que são parados na barreira sanitária, incluindo motoristas e passageiros, recebem materiais educativos e tem a temperatura medida com termômetros digitais. Pessoas que apresentem sintomas da Covid-19 como febre, tosse, cansaço, dor de garganta e diarreia são direcionados para unidades de saúde. Quem é de outra cidade vai para a UPA.

A Barreira Sanitária da avenida J.K também dispõe de teste rápido para detecção de coronavírus que deve ser aplicado em motoristas e passageiros que apresentarem os principais sintomas da doença. Como o uso de máscara é obrigatório em Patos de Minas, quem chega à cidade com o rosto descoberto, também recebe uma máscara em doação.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a proposta de criar Barreiras Sanitárias restritivas para impedir a entrada de turistas na cidade de hoje até o próximo sábado (13) depende da participação da Polícia Militar que não aconteceu nesta manhã. A Prefeitura disse que ainda aguarda uma resposta do comando da corporação.