Apesar de contabilizar número menor de novos casos de Covid-19 nos últimos dias, Patos de Minas aproxima-se da marca de 2.700 notificações confirmadas da doença. Nesta segunda-feira (9), seis pacientes positivos estão internados em UTI e 12 em leitos clínicos. O cenário, segundo profissionais de saúde, ainda não permite diminuir os cuidados contra o vírus, e por isso o trabalho da fiscalização continua, inclusive com ações educativas. Na última semana, por exemplo, os fiscais da Vigilância Sanitária visitaram diversos bares da cidade e entregaram aos proprietários, em mãos, a versão atualizada do protocolo elaborado para o setor.

“Não efetuamos somente notificações punitivas, mas também educativas. Tivemos o cuidado de, antes do último fim de semana, orientar os responsáveis sobre mudanças nas condutas para frear a propagação do vírus. Entre outras medidas, foi preciso explicitar no novo protocolo que a venda de ingressos para shows em bares está proibida no momento, pois essa conduta estimula aglomerações”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde, Geize Marques. Ainda assim, de quinta-feira a domingo, a fiscalização notificou 30 estabelecimentos, entre bares e supermercados, por descumprimento de normas sanitárias contra a Covid-19. Foram aplicadas cinco multas.

Além do protocolo para bares e restaurantes, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, em trabalho conjunto com a Vigilância em Saúde, também atualizou os documentos que norteiam o funcionamento de academias de ginástica e eventos e elaborou protocolo específico para o Mercado Municipal. As novas versões estão disponíveis no portal da Prefeitura de Patos de Minas (ícone “Protocolos Sanitários”). No site também é possível acessar o Painel de Monitoramento, com o informe epidemiológico da Covid-19 no município.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas