As horas que antecederam o fim do prazo para filiação e mudança partidária foram de grande movimentação em Patos de Minas. Muita gente que pretende disputar as eleições municipais em outubro decidiu em qual partido iria se filiar na última hora. Este ano, os eleitores brasileiros vão escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O prefeito José Estáquio permanece no DEM, assim como o vice-prefeito Paulo Mota que permanece no Cidadania (antigo PPS). As principais mudanças ocorreram na Câmara Municipal. Pelo menos sete vereadores mudaram de partido.

Braz Paulo, Dalva Mota e Cabo Batista foram para o Cidadania. Lazaro Borges e Nivaldo Tavares migraram para o PSD e Isaías Martins e Waltinho da Polícia Civil seguiram para o Democratas. Já o vereador Bosquinho deixou o PT e anunciou que não vai disputar as próximas eleições. A lista de mudanças inclui outros políticos conhecidos em Patos de Minas.

O ex-prefeito Pedro Lucas se filiou ao PDT, partido pelo qual tem grande afinidade, tendo disputado a maioria das eleições para vereador. Amarildo Ferreira já havia deixado o MDB e migrado para o Patriota. Luiz Eduardo Falcão que havia deixado no Novo foi para o Podemos. O mesmo fez Arnaldo Queiroz que deixou o Avante e se filiou ao PSD.

Com o pedido negado pela ministra Rosa Weber para prorrogar o prazo de filiação por causa da pandemia da Covid-19, a tendência é de que as eleições municipais sejam mantidas para 04 de outubro.