Boletim 13/07/2020.

Patos de Minas chegou nesta segunda-feira (13) a 736 casos confirmados de coronavírus. São mais 16 novos casos de Covid-19. Na sexta-feira (10), eram 720 casos positivos. A fiscalização também teve trabalho. Festas foram encerradas e um hipermercado foi notificado pela 3ª vez.

De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira (13), 49 pacientes estão internados, 320 em recuperação domiciliar e 352 casos tratados. Sete óbitos estão confirmados por Covid-19 e continuam em investigação 8 mortes.

Dos casos internados, 16 pacientes estão em leitos de UTI e 33 em leitos clínicos. Esses números são somente de residentes em Patos de Minas, incluindo hospitais particulares e público. O Hospital Regional está com 80% dos leitos de UTI ocupados.

E a fiscalização continua. A força-tarefa para enfrentamento à Covid-19 encerrou, no fim de semana, pelo menos três eventos privados com mais de 20 pessoas presentes. No sábado à noite, uma confraternização acontecia na Avenida Fátima Porto. Já no domingo à tarde, dois eventos ocorriam em chácaras na BR-365, próximas ao Trevão Leilões, no sentido à comunidade de Leal. Os fiscais seguiram para os locais a partir de denúncias e tiveram apoio da Polícia Militar. Responsáveis por festas com aglomeração em residências particulares também foram notificados.

No fim da tarde de sábado, um hipermercado na Avenida Fátima Porto foi autuado por não controlar a entrada dos clientes, descumprindo a norma de distanciamento. Como foi advertido pela terceira vez por não implantar medidas de enfrentamento à pandemia, o estabelecimento incorreu em infração grave, sendo notificado com possibilidade de multa de 150 UFPMs, valor aproximado de R$ 600,00. Conforme a legislação, a empresa tem cinco dias para apresentar defesa. Em nova reincidência, o local poderá ser interditado por 30 dias.

Ainda no sábado, seis bares também foram notificados por irregularidades nas medidas de combate ao vírus. Os fiscais percorrem a cidade também durante os dias de semana e tanto averiguam as denúncias quanto advertem no caso de verificarem algum estabelecimento em desacordo com as normas estabelecidas para frear o avanço da Covid-19. Têm sido mais comuns notificações a salões de beleza e barbearias, clínicas de estética, autoescolas, lanchonetes e mercearias.

O canal para denúncias é 3822-9115, com funcionamento 24 horas via WhatsApp. Ligações nesse mesmo telefone são atendidas das 8h às 17h.