Os ensaios estão marcados para começar no dia 4 de maio, sob a regência do maestro Joás Mendes.

Além da manutenção da primeira Orquestra Filarmônica de Patos de Minas, idealizada em 2016 e fundamentada no compromisso com o estudo e a realização de concertos orquestrais, a Filarmonie - Escola de Arte apresenta mais um projeto social: a Banda Sinfônica Filarmonie.

Os músicos serão escolhidos após seletiva e terão ensaios semanais, de presença obrigatória, os quais serão realizados todos os sábados, das 8h00 às 11h00, na Filarmonie - Escola de Arte. Os ensaios estão marcados para começar no dia 4 de maio, sob a regência do maestro Joás Mendes.

A Banda Sinfônica Filarmonie contemplará instrumentos de Sopro e de Percussão. No primeiro caso, tem-se: Flauta, Clarineta, Saxofone Soprano, Saxofone Alto, Saxofone Tenor e Saxofone Barítono, Trompete, Trompa, Sax Horn, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Oboé, Fagote, Clarone, Bombardino, Tuba. Os instrumentos de percussão, por sua vez, são: Triângulo, Pandeiro, Surdo, Bloco Sonoro, Reco-reco, Tímpano, Bateria, Metalofone, Pratos de Mãos. Para todos os instrumentos há mais de uma vaga, porém, o número de componentes da Banda é limitado.

Para ingressar na Banda Sinfônica Filarmonie é preciso participar de um processo seletivo composto por uma audição individual para todos os instrumentistas, onde serão avaliados de acordo com seu desempenho. Cada instrumentista deve levar seu próprio instrumento. Não é preciso residir em Patos de Minas para participar da seletiva.

Na audição, o músico terá que executar uma peça de livre escolha, desde que seja algo escrito para aquele instrumento. Poderão ser escolhidos concertos, estudos melódicos, métodos ou outras músicas. O candidato terá que levar uma partitura para a execução e uma cópia para a banca examinadora. O músico também deverá tocar uma leitura à primeira vista, de nível musical fácil, escolhida pela banca.

A inscrição para o processo seletivo pode ser feita pelo telefone (34) 3823-8385; pessoalmente na secretaria da Filarmonie – Escola de Arte (Avenida Padre Almir, 484 – em frente à Câmara de Dirigentes Logistas – CDL) durante seu horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 8h às 18h, e às sextas-feiras, de 8h00 às 17h00; ou pelo email: [email protected].

O período de inscrições começa no dia 27 de março, próxima quarta-feira, e vai até o dia 12 de abril. As audições serão realizadas nos dias 13 e 20 de abril, na Filarmonie - Escola de Arte, e o resultado final será divulgado nas redes sociais da Escola no dia 22 de abril. Para outras informações, entre em contato com a Filarmonie – Escola de Arte: (34) 3823-8385.