Centenas de pratos feitos com milho foram apresentados no Festival.

Um Festival de delícias produzidas à base de milho. A sociedade patense mais uma vez deu um show de criatividade e proporcionou uma noite especial nesta quarta-feira (11) na 35ª edição do Festival de Pratos Típicos com Milho. Cerca de 900 pessoas foram convidadas e dezenas de receitas caprichadas e saborosas foram apresentadas.

O Festival de Pratos Típicos com Milho é idealizado pela Emater e realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e com a Prefeitura para valorizar a cultura patense do cultivo do milho e para incentivar o consumo deste cereal, que está presente no dia-a-dia das pessoas por ter um alto valor nutricional.

E a cada ano, o Festival de Pratos Típicos mostra a riqueza e a versatilidade do milho na culinária. Os participantes abusam da criatividade e apresentam pratos que vão desde a tradicional pamonha até as mais requintadas sobremesas. Entre os pratos escolhidos como destaque pela comissão tinha o “Doce de Milho Trufado com Goiabada” criado por Elenice Caixeta, a “Sensação de Milho” feita por Hilda de Fátima e uma deliciosa “Paçoca Caipira” feita pela dona Lindaura Piau. As vencedoras receberam o Troféu que recebe o nome de Lusmar Costa em homenagem à idealizadora do Festival.

Todos os pratos apresentados pelos convidados foram servidos para os presentes que lotaram o salão DB Eventos. Marli Cambraia – coordenadora do Festival de Pratos Típicos – destacou a importância do milho para a agricultura regional e o papel do Festival para continuar incentivando o cultivo e consumo deste cereal.

Rainha e princesas do milho de 2015 e as três candidatas ao título de Rainha Nacional do Milho se apresentaram aos presentes. Os convidados da 35ª edição do Festival de Pratos Típicos puderam apreciar as deliciosas receitas apresentadas pelos participantes ao som do Grupo de Seresta Trovadores ao Luar.

Autor: Maurício Rocha