Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito reúne ternos de Congado e Moçambique

A concentração aconteceu no Galpão do Produtor e reuniu cerca de 30 grupos folclóricos de diversas cidades da região.

publicado em 25/11/2019, por Maurício Rocha


A apresentação foi na manhã deste domingo.

Ternos de Congado e Moçambique de diversas cidades da região se reuniram na manhã desse domingo (24) em Patos de Minas para o encerramento da XXIII Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A concentração aconteceu no Galpão do Produtor e reuniu cerca de 30 grupos folclóricos de diversas cidades da região. 

A Congada e o Moçambique são as principais manifestações da cultura negra no Brasil. A Congada é uma manifestação cultural e religiosa de origem africana que também é usada para expressar a liberdade.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Trajando saia colorida, chapéu, fita na cintura e faixas, os congadeiros com seus instrumentos - tambor, pandeiro, sanfona, violão, viola, entre outros - fazem do Congado um dos mais belos bailados.

O Moçambique, por sua vez, segundo a sabedoria popular, representa os anjos que abrem caminho para o rei e a rainha do congo, enquanto o congo representa o próprio santo homenageado. Os santos homenageados são: Nossa Senhora do Rosário (a padroeira), São Benedito e Santa Catarina.

A Congada e o Moçambique têm importante valor histórico-cultural para Patos de Minas. De acordo com Geenes Alves, historiador e diretor de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), os grupos de Patos são assistidos com recurso do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural, da Prefeitura de Patos de Minas, cujo objetivo é preservar e promover a sua manifestação cultural e religiosa.

O encerramento da Festa em Patos de Minas teve celebração em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e desfile de ternos de Congado e Moçambique.

Imagens atualizado em 25/11/2019 • 5 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 25/11/2019
Compartilhe:

21 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Maria mulambo ???? | 10 meses atrás

    Se todos estudassem sobre cada religião não aceita essa intolerância. Você gostar de um religião ou outra é uma coisa agora a respeitar todos deveriam ser obrigados. DEUS é só um da mesma forma que igreija católica faz caridade, nós espíritas tbm fazemos e muitas das vezes mais do que você católicos ,o espiritismo te ensina o que e compaixão te mostra o verdadeiro ser humano e te ensina a superar, te ensina a fazer o beme etc... Existem casa espíritas que fazem maldade existe sim ,mais na verdade Naum e a casa e neim as entidades que fazem mal a ninguém e sim o ser humano maldoso de coração. ENTÃO NÃO JULGUE SEM CONHECER, NÃO JULGUEM PELAS COISAS QUE VOCES OUVIRAM FALAR , ESTUDE SOBRE ESSA RELIGIÃO MARAVILHOSA. ????AXÉ PRA TODOS VOCÊS QIE JULGAM E ESQUECEM QUE SÃO SUJOS ????????

    1 9 Responder

    cidadã - 10 meses atrás

    quem disse que não fazem caridade? quem esta sendo intolerante?? a unica coisa q é errada é ser no horario da missa, só isso, e isso como muitos sugeriram é a doutrina da igreja católica, não essa cheia de teologia da libertação, de inculturalização, não é o lugar, podia ser depois da misa no horario da missa não, só isso ! é difícil entender UM PONTO QUESTIONADO?? TODOS FALARAM FALARAM ....MAS NINGUÉM RESPONDEU O MEU QUESTIONAMENTO AGORA DISCORDAR É SER INTOLERANTE????? FAÇA O FAVOR!

    3 0

  • Juliana | 10 meses atrás

    Reportagens religiosas tem que bloquear os comentários, infelizmente as pessoas não tem respeito. E não sei por que a religião do outro incomoda tanto.

    6 6 Responder

  • Patense em DF | 10 meses atrás

    Como que é tão difícil pras pessoas crerem no que é verdadeiro, e estamos no verdadeiro, isto é, em seu FILHO JESUS CRISTO, este é o verdadeiro Deus e a Vida Eterna! (1 João 5:20)

    9 5 Responder

    Motora - 10 meses atrás

    Por isso que nós católicos ADORAMOS JESUS VIVO NA EUCARISTÍA e veneramos Maria e os Santos

    7 2

    para Motora - 10 meses atrás

    Venerar 1. transitivo direto render culto a; cultuar, adorar. "v. deuses pagãos"

    1 4

    Patense em DF - 10 meses atrás

    E que diferença faz você VENERAR Maria ou ADORAR Maria? O significado é o mesmo, é um só!

    1 3

  • cidadã | 10 meses atrás

    Pq tem q ser no horario da missa? muitos ali são de terreiro, o que tem a ver umbanda ou seja la q segmento for, com o sacrificio da missa? nenhuma ligação! Agora entram dentro da igreja no horário da missa, a missa por acaso é um show??, pq não fazem a apresentação do lado de fora da igreja?? nem na sexta feira santa, se faz a apresentação dentro da igreja...... isso pode ser qualquer apresentação, no horario da missa não é o lugar!

    17 22 Responder

    Cidadão - 10 meses atrás

    No horário da Missa kkkk....Esqueci de te contar a Missa é dos Congados e Moçambique com a bencãos do Padre

    21 12

    Preta velha - 10 meses atrás

    Antes eu sentia até raiva por um comentário desse, hoje sinto compaixão pela cidadã... que está passando pelo mundo sem entender nada. A propósito sou umbandista.

    4 9

    Cidadao - 10 meses atrás

    Alias tinha 03 Padres na Missa Gloria a Deus que a Igreja é de Todos

    4 9

    Preta Velha - 10 meses atrás

    "...a saber: Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo." (Romanos 10:9)... você pode até ser Umbandista, ou católica, ou evangélica, ou espírita, etc... Mas se você ou qualquer outra pessoa NÃO ACEITAR JESUS CRISTO EM SUA VIDA, COMO SEU ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR, é tudo em vão o que você pratica! Sem Jesus, nós nada podemos fazer! Por isso, se arrependa hoje dos seus pecados, entrega o seu coração a Jesus, confia nEle e o mais ELE FARÁ! Jesus te ama e eu também!

    3 8

    Marido da cidadã - 10 meses atrás

    A cidadã e eu estamos a desafiar todos ou cada um de vocês para um debate sobre liturgia. Aí ao invés de nos mandar estudar você pode mostrar que está certo nos mostrando textos do código de direito canônico, no compêndio do Vaticano segundo, no catecismo, no missal romano e etc. Pode trazer até um padre se quiser, aí veremos quem está certo, o padre ou os documentos da igreja e sua tradição. E mais uma coisa, hipocrisia é com s !

    4 4

  • cidadã | 10 meses atrás

    a unica coisa q me incomoda é que em maioria vão ao terreiro, e depois a igreja católica, espiritismo candomblé,umbanda não tem nada , absolutamente nada a ver com a Igreja católica, com a doutrina, não faz sentido algum pra eles a crucificação de Jesus Agora entram dentro da igreja no horário da missa, a missa por acaso é um show??, pq não fazem a apresentação ao lado de fora da igreja?? nem na sexta feira santa, se faz a apresentação dentro da igreja........



    16 21 Responder

    Pensador - 10 meses atrás

    Estuda mais um pouco pra comentar a Missa é Conga o Rito é Romano.Além do mais se vc ficar incomodada com quem entra na Igreja o ano inteiro pagando de santinho vc nem dorme.HIPOCRIZIA PURA

    11 13

    Zé ninguém - 10 meses atrás

    Apresentamos lá,entramos com guia sim e se tiver achando ruim ano que vem tem mais

    7 7

    Cigana - 10 meses atrás

    Vejo em minha bola de cristal que você está precisando de muito amor e alegria em sua vida, então, comece a se dar... cidadã! E outra aproveita o entusiasmo e estude todas as doutrinas que citou, antes de falar movida pelo ódio e pelo desrespeito. Seja livre. Viva e deixe os outros viverem em paz!

    5 7

  • Mestre de obra que ficou rico | 10 meses atrás

    Prefeito sobrou mais do chuchu na janta.

    8 8 Responder

  • Teles | 10 meses atrás

    E o tipo de evento , que todos participa porque o barulheira e insuportável querendo ou não, quem mora perto desses grupos sofrem muito.

    1 21 Responder

    Certo pelo certo - 10 meses atrás

    Esse e o tipo de comentario que nn tem neim resposta ???? . A barulheira pode sim atrapalhar maiis a fé e a devoção que essas pessoas carregam valem maiis do que um comentario prenconceituso desse .Acredito que vc dever ser aquele tipo dd pessoa que nn tem cultura e muito menos religiao. Insuportavel ? Insuportavel e seu comentario que nn tem nenhum significado para essas pessos que sao devotas.

    10 7

    Teles - 10 meses atrás

    A barulheira atrapalhar sim , minha fé não dá direito de incomodar ninguém . Ágora reclamar de não poder descansar no domingo virou preconceito , vai lamber sabão

    7 0