As  imagens mostram que a cratera está quase chegando a residência.

Nossa equipe de reportagem voltou à rua Dr. Mário da Fonseca Filho na tarde dessa terça-feira (23) e conversou com os moradores que estão tendo suas casas ameaçadas por uma enorme cratera. Eles esperam desde 2014 por saneamento básico que foi prometido pela Prefeitura Municipal. O local para onde as famílias devem ir não possui sequer água, luz, esgoto e asfalto. Os moradores pedem que providências urgentes sejam tomadas.

Nós conversamos com o morador Ildo José da Silva de 45 anos. Segundo ele, há 10 anos mora no local e ressalta que o terreno é legal e que não houve qualquer tipo de invasão. “Nós não invadimos, quando viemos construir aqui não tinha esse buraco desse tamanho, nós temos todas as documentações que comprovam que estamos legais aqui”, disse Ildo.

Segundo ele, a prefeitura realizou um acordo para que eles deixassem suas casas e se transferissem para outro lugar, pois o local seria transformado em uma área de preservação ambiental. Mas as condições do acordo não foram favoráveis para eles. “Eles nos deram um terreno e nós não tivemos outra escolha a não ser aceitarmos, só que lá não tem o mínimo de saneamento básico”, completou Ildo.

Segundo o morador, a prefeitura teria dito que se eles conseguissem a escritura do loteamento, o poder público iria agilizar o processo de saneamento básico do local. Ildo contou que a escritura já está em suas mãos e que precisou vender um carro para consegui-la. “Nós já estamos com a escritura e até agora eles não fizeram nada lá. Não tem asfalto, água, luz, esgoto, não tem nada e essa novela vem se arrastando desde 2014. Nós não vamos sair daqui, enquanto a prefeitura não regularizar a situação por lá”.

Quem também morava no local e realizou um acordo com a Prefeitura foi o porteiro Cleiton Ferreira. De acordo com ele, toda sua família morava no imóvel que mostramos na reportagem anterior e depois do acordo eles moram em uma casa que o aluguel está sendo pago pela prefeitura. “Eles já pagaram mais de R$80 mil em aluguel, disseram que só iam pagar até regularizar as coisas por aqui e pelo visto esse aluguel vai ser vitalício porque eles não tomam atitude”, disse o trabalhador.

Nossa equipe de reportagem entrou nos fundos de uma das casas e registrou imagens que mostram que a cratera está quase chegando até a residência. Árvores já caíram e algumas partes estão até trincadas. Novamente, nós tentamos entrar em contato com a Prefeitura Municipal para que nos seja dado um posicionamento, mas não tivemos sucesso.