Com fortes dores, o paciente mal consegue se mexer na maca.

Reportagem atualizada às 18h01 desta terça-feira (18) para acrescentar o comunicado da FHEMIG

Um senhor de 80 anos está precisando urgente de uma cirurgia na perna. No entanto, os familiares receberam a informação de que devem aguardar uma vaga no Hospital Regional. João Alves de Lima está internado na UPA com uma fratura no fêmur. Com fortes dores, o paciente mal consegue se mexer na maca.

Omar Gonçalves do Amaral e Olinda Fonseca Amaral, enteados do senhor João Alves, entraram em contato com o Patos Hoje e cobraram o tratamento. De acordo com eles, João Alves acabou sofrendo uma fratura no fêmur nessa segunda-feira (17) e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Peluzzo para receber atendimento médico.

A entrada aconteceu por volta das 16h00, no entanto até a tarde desta terça-feira (18) não havia recebido o devido tratamento. Isso porque a Unidade não faz a cirurgia e o Hospital Regional diz que não possui vaga para ser feito o procedimento que é exigido pelo caso. Olinda disse que o familiar não pode se mexer na maca e está sentindo muitas dores.

Com a demora, os familiares temem que a situação de João Alves se agrave ainda mais. Eles se mostraram indignados com a falta de tratamento e também cobraram a vaga nas redes sociais.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da FHEMIG, “existe uma Central de Regulação, que distribui as demandas assistenciais nas unidades disponíveis para receber os pacientes de acordo com cada caso. Ou seja, não apenas o HRAD está apto para receber esse paciente; e ele está numa fila de espera da qual não temos o gerenciamento.

Existe um fluxo de assistência no Sistema Único de Saúde, a questão da regulação, da regionalização, o SUS Fácil e até mesmo o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Se não houver vaga em Patos, o paciente pode ser removido até para outro município para que lhe seja garantida a assistência. E esse senhor tem prioridade por causa da sua idade.

O que é preciso é que se faça o caminho correto pra cobrar esse atendimento, a começar pela Secretaria Municipal de Saúde, responsável por essa Regulação. O Hospital Regional Antônio Dias apenas presta serviços ao SUS e recebe os pacientes via Regulação.”