Profissionais da captação de orgãos estiveram no Hospital Regional nesta tarde.

A adolescente Eduarda Leite Alves da Silva, 14 anos, acabou não resistindo aos ferimentos e faleceu nesta quinta-feira (10). Ela foi internada no Hospital Regional em Patos de Minas após sofrer um grave acidente de bicicleta. A família, em um gesto de pura nobreza, decidiu doar todos os órgãos da garota.

O acidente com Eduarda aconteceu no sábado (05). Ela seguia de bicicleta na zona rural de Lagoa Formosa, quando teria perdido o controle por falha no freio e acabou caindo dentro de um mata-burro. Com a queda, ela sofreu traumatismo craniano. A adolescente foi atendida no pronto socorro de Lagoa Formosa e depois encaminhada para o Regional.

Infelizmente, nesta quarta, ela acabou tendo a morte encefálica confirmada. Mas parte da adolescente vai continuar viva. A família decidiu fazer a doação de seus órgãos. A técnica de enfermagem, Paula Aparecida Braga, que faz parte da equipe de captação de órgãos do Hospital Regional, falou da importância da doação.

Ela disse que serão captados os rins, o pâncreas, as córneas e o fígado. “O coração não será possível, porque ela teve uma parada cardíaca e isso impede a doação”, contou. O avião com os profissionais da captação pousou no início desta tarde no Aeroporto Municipal de Patos de Minas. O apoio da Polícia Militar foi pedido para agilizar o transporte. As córneas irão para o Banco de Córneas de Uberlândia e os outros órgãos seguirão para o Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte.