A história da moradora de Patos de Minas, Sandra Pereira Oliveira de 45 anos, que perdeu praticamente todos os movimentos do corpo, é mesmo de se comover. Ela trabalhava normalmente, mas sofreu dois AVCs no ano passado o que acabou transformando sua vida e de toda a família. O esposo Fernando Souza vive praticamente para cuidar dela. O filho, Dione Araújo Pereira, tenta de todas as formas dar uma vida mais digna à mãe. A suspeita é de que os anticoncepcionais tenham contribuído para provocar os AVCs.

Após sofrer os dois Acidentes Vasculares Cerebrais, sendo o primeiro do lado direito e o segundo, o mais grave, do lado esquerdo, Sandra que trabalhava em uma Empresa de Suínos da cidade perdeu todos os movimentos e se alimenta apenas pela sonda. Ela precisa de cuidados 24 horas por dia e fica quase 90% do tempo em cima de uma cama. Os médicos não deram qualquer perspectiva de melhora, sendo assim, para amenizar o sofrimento, a família luta de todas as formas para dar mais conforto para a mãe.

Dione que trabalha como motorista na CEMIL explicou que os alimentos são oferecidos pelo convênio médico, mas grande parte dos materiais necessários para que ela continue vivendo precisam ser adquiridos pela família. Ele mostrou notas fiscais com altos valores dos produtos. Obrigado a deixar o emprego de servente de pedreiro, Fernando contou que até a cadeira de rodas está devendo. “Não sei como o vendedor ainda não buscou de volta.”, disse.

A intenção principal é adquirir uma nova cama, equipamento no valor de cerca de R$5 mil, para oferecer mais conforto para Sandra. Dione explicou que ela precisa ser mudada de posição a cada duas horas. Uma escala afixada na parede do quarto mostra as posições que ela deve ficar em cada hora e não deixa os familiares esquecerem. Segundo Dione, a cama atual dela é emprestada e teve que ser adaptada. Soldagens foram realizadas no móvel para facilitar os cuidados.

Além de se alimentar apenas por sonda, Sandra também respira por traqueostomia. Fernando explicou que são várias vezes ao dia que ele faz a limpeza do tubo da respiração. E o trabalho dele tem sido mesmo incansável. Ele contou que já dispensou a cama do quarto, onde já se encontra um depósito dos materiais hospitalares da esposa. Ele disse que dorme no sofá, mais perto do quarto da esposa. A rotina praticamente o impede de fazer outras atividades. “Ele realmente cuida da minha mãe”, reforçou Dione.

Com todas as dificuldades, o jeito foi clamar a ajuda da sociedade. Eles fizeram questão de deixar o endereço para que as pessoas possam conferir a história de Sandra. Eles moram na Rua Leonardo Silveira Fonseca, 66, Bairro Nossa Senhora de Fátima. As pessoas podem doar por meio da Vakinha on line criada pelo irmão de Dione ou se alguém preferir fazer algum depósito ou transferência a conta é Caixa Econômica, Agência 142, Conta 00160326-9 em nome de Fernando de Souza, CPF 776083724-00. As pessoas podem entrar em contato pelos telefones: Dione Araújo (filho) 038 997444886; Diogo Aparecido (filho) 034 996507237; Fernando (esposo) (38) 999291236; ou no fixo ( 34)3825 6040.