A exposição “O Quinto” mostra a trajetória do Grupo Akzu através das roupas que os atores usaram em suas apresentações.

Três exposições simultâneas de artistas e artesãos patenses abriram na manhã desta segunda-feira (18) a programação oficial da 11ª Primavera de Museus na cidade. A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Museus e tem a participação de cerca de 900 museus em todo o país, incluindo o MUP – Museu da cidade de Patos de Minas.

Este ano, a Primavera de Museus em Patos de Minas vai homenagear as Marias Artesãs, que estão completando 15 anos de atividades, o artista plástico Adão Marins, que chega aos 40 anos de carreira, e o grupo de teatro Akzu, que está completando 5 anos de atividades. Exposições na sede do Museu ressaltam a carreira desses três expoentes da cultura patense.

A Exposição “Mais Amor com Amor” mostra o trabalho feito pelas Marias Artesãs. São peças e arranjos confeccionados com palha de milho. Já a exposição “40 anos de trajetória! 40 anos de arte!”  mostra os trabalhos feitos pelo artista Adão Marins. Por último, a exposição “O Quinto” mostra a trajetória do Grupo Akzu através das roupas que os atores usaram em suas apresentações. As três exposições ficam abertas ao público até o dia 30 de setembro.

A partir desta terça-feira (19) o Museu começará a receber a visita de estudantes das escolas centrais, para que os alunos possam conhecer um pouco da arte vinda da terra. Também serão realizadas visitas guiadas em prédios históricos de Patos de Minas. A 11ª Primavera de Museus terá ainda o 39º Congresso de Folias de Reis, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro no Sest-Senat.