349669 2216 Ok
Banner CNA - TOPO
Publicado em 12/07/2017
Compartilhe:

Ex-presidente Lula é condenado na Lava Jato no caso do triplex

Ele foi condenado a mais de 9 anos.

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, condenou nesta quarta-feira (12) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação é relativa ao processo que investigou a compra e a reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. A sentença, divulgada hoje (12), prevê que Lula poderá recorrer da decisão em liberdade.

Na decisão, Moro afirma que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente.

“Nem é necessário, por outro lado, depoimento de testemunhas para se concluir que reformas, como as descritas, não são, em sua maioria, reformas gerais destinadas a incrementar o valor do imovel, mas sim reformas dirigidas a atender um cliente específico e que, servindo aos desejos do cliente, só fazem sentido, quando este cliente é o proprietário do imóvel.

Segundo Moro, ficou provado nos autos que o presidente Lula e sua esposa eram os proprietários de fato do apartamento.

No despacho, o juiz Sérgio Moro diz que “as provas materiais permitem concluir que não houve qualquer desistência em fevereiro de 2014 ou mesmo em agosto de 2014. A reforma do apartamento 164-A, triplex, perdurou todo o ano de 2014, inclusive com vários atos executados e mesmo contratados após agosto de 2014.”

No despacho, Moro também destacou a influência do ex-presidente nas nomeações da Petrobras. “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha um papel relevante no esquema criminoso, pois cabia a ele indicar os nomes dos diretores ao Conselho de Administração da Petrobras e a palavra do governo federal era atendida. Ele, aliás, admitiu em seu interrogatório, que era o responsável por dar a última palavra sobre as indicações.”

OAS

O ex-presidente da OAS  José Aldemário Pinheiro Filho conhecido como Leo Pinheiro, também foi condenado no caso, mas por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A sentença prevê 10 anos e 8 meses de reclusão para o empresário, mas sua pena foi reduzida devido ao fato ter fechado acordo de delação com a Justiça.

Na sentença, o juiz absolveu Lula e Léo Pinheiro das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do transporte e armazenamento do acervo presidencial por falta de provas.

Moro absorveu por falta de prova, Paulo Roberto Valente Gordilho, Roberto Moreira Ferreira e Fabio Yomamime.

Lula responde a cinco processos na Lava Jato. Nesta semana, o Ministério Público pediu a absolvição do ex-presidente em um dos prpocessos, relativo a uma investigação da Justiça Federal sobre a suposta tentativa de obstrução da Justiça por parte de Lula.

Fonte: Agência Brasil 

Nego Duro - Rodapé Notícias
Postado em 12/07/2017
Compartilhe:

8 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • RICK GRIMES | 1 mês atrás

    PARABENS SERGIO MORO !!! LEMBRANDO Q ESTA E APENAS A PRIMEIRA PENA DELE ( A Q ERA CONSIDERADA A MAIS FACIL PELA DEFESA DELE). AINDA TEM MAIS QUATRO A C JULGADA . CADEIA NO LULA E NO TEMER ,AECIO . BOLSONARO 2018.

    0 2 Responder

  • Brasileiro | 1 mês atrás

    :smile: :smile: :blush: :heart_eyes: :kissing_heart: :+1: :facepunch: :clap: :clap: :clap: :clap: :pray:

    2 1 Responder

  • POTENKIM | 1 mês atrás

    É UM ABSURDO TER QUE LER ISSO. E OS VAGABUNDOS E LADRÕES DE VERDADE LIVRES E BAGUNÇANDO E ESFORRICANDO O BRASIL E O POVO BRASILEIRO E UM JUIZECO VAGABUNDO SAFADO E CORRUPTO, PENSA QUE TEM MORAL E DEVER CÍVICO DE PRENDER O MAIOR NOME DA HISTORIA DESTE PAÍS....VIVA LULA 2018

    4 5 Responder

  • eagorazé | 1 mês atrás

    Lula na cadeia? kkkkkk quero ver pra crer.

    2 2 Responder

  • Kenner Caixeta | 1 mês atrás

    Provérbios 29:4 Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína. (Nova Versão Internacional) Deus não falha..

    8 3 Responder

  • Alan Winchester | 1 mês atrás

    Gente desses nove anos ele tira uns 3 a 4 anos no máximo, não se iludam kkkkk.

    9 2 Responder

  • Justiça | 1 mês atrás

    Provérbios 29:4 Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça. (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) O rei que exerce a justiça dá estabilidade ao país, mas o que gosta de subornos o leva à ruína. (Nova Versão Internacional) Deus não falha...

    2 4 Responder

  • Karolayne Costa | 1 mês atrás

    Gente, sem palavras com Juiz Sérgio Moro! Ele é um bom exemplo entre vários e vários péssimos! Acho que ainda podemos acreditar no progresso do Brasil, justiça está sendo feita!

    15 9 Responder