A Diocese de Patos de Minas vai realizar neste fim de semana em Patos de Minas a Jornada Diocesana da Juventude. O evento da Igreja Católica envolve 24 cidades de toda a região. A expectativa é de que mais de duas mil pessoas compareçam ao evento que começará no sábado (17) e termina no domingo (18). O evento acontece no ginásio do UNIPAM.

O evento começará com uma missão muito solidária. Dois jovens de cada paróquia passarão o fim de semana visitando a casa de repouso, o Lar das Meninas, casas de recuperações e demais locais carentes da cidade de Patos de Minas. Eles vão recitar o terço na praça e promover uma Confraternização entre os participantes.

No domingo (18), a programação está bastante diversificada. Os jovens participarão da celebração eucarística com o bispo diocesano, Dom Cláudio Sturm, e terão um bate-papo com o assessor da juventude no regional Leste II, Pe. Enivaldo Oliveira de Belo Horizonte.

E tem mais. Ainda durante o domingo, será realizado o Akathistos que é o momento Mariano do Rito Bizantino, uma apresentação artística que uma paróquia da diocese apresentará e o show com a banda Ágape. Os organizadores lembraram que, no início do dia haverá café, depois almoço e depois um delicioso lanche da tarde.

De acordo com Matheus Alves, da equipe de comunicação do evento, jovens de Monte Carmelo, Lagamar, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Abadia dos Dourados, Matutina, Patos de Minas, Perdizes, Varjão de Minas, Lagoa Formosa, Major Porto, Coromandel, Carmo do Paranaíba, Patrocínio, Iraí de Minas, Cruzeiro da Fortaleza, Presidente Olegário, Santana de Patos, Tiros, Rio Paranaíba, Arapuá, Ibiá, Guimarânia, Lagoa Grande, Serra do Salitre e Douradoquara estarão presentes.

Ao preço de apenas R$10,00, que é apenas para custear as despesas, os organizadores informaram que mais de 1500 inscrições já foram realizadas. “Duas mil pessoas são esperadas no evento”, informou. A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) é a organização das Jornadas Mundiais da Juventude em nível diocesano e é celebrada nas Paróquias da Diocese com o objetivo de “fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.” Carta do Papa João Paulo II.

Autor: Farley Rocha