Os estudantes da sala 19 mostraram as conquistas das mulheres nesses 100 anos.

Os alunos do turno da noite da Escola Estadual Marcolino de Barros promoveram uma mostra na noite dessa sexta-feira (07) para comemorar o aniversário de 100 anos. Eles fizeram pesquisas para contar parte da história centenária de uma das escolas mais tradicionais da região. Esta semana, a direção da escola já havia organizado uma solenidade para homenagear ex-alunos que se tornaram personagens importantes da sociedade.

Na mostra, os alunos apresentaram filmes que relembram o passado da escola. Os alunos da turma 22 do Projeto de Educação de Jovens e Adultos -EJA- fez uma pesquisa sobre a alimentação que é fornecida na escola. A merenda sofreu grandes transformações ao longo dos 100 anos da escola. A sopa que era servida antigamente foi transformada em um variado cardápio que inclui saladas, frutas e sucos.

Já os alunos do primeiro ano do Projeto de Educação de Jovens fizeram uma pesquisa sobre a evolução dos uniformes. Os homens usavam bermuda, camisa de manga curta, suspensório e gravata. As mulheres vestiam saias com pregas e blusa de manga comprida. Segundo a pesquisa feita pelos alunos, naquela época, para entrar na escola, era preciso estar com uniforme completo.

Já os estudantes da sala 19 do Projeto de Educação de Jovens e Adultos fizeram um estudo para mostrar as conquistas das mulheres ao longo desses 100 anos de existência da Escola Estadual Marcolino de Barros. Eles convidaram Lilian Roberta, que há nove anos trabalha como pedreira, para contar um pouco da sua rotina na construção civil.

A mostra também teve apresentação de filmes, entrevistas com funcionários antigos da escola e outras curiosidades. Ao homenagear a Escola Marcolino de Barros no aniversário de 100 anos, os estudantes do noturno fizeram descobertas históricas que serão levadas para a vida toda.